Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias. Seguir

IAAF autoriza três atletas russos a competir internacionalmente

Suspensão internacional à Rússia continua em vigor

• Foto: EPA\
Três atletas da Rússia, entre os quais a saltadora com vara Anzhelika Sidorova, campeã da Europa em 2014, foram autorizados a competir a nível internacional de imediato pela IAAF, apesar de continuar a suspensão aplicada ao país.

A Associação Internacional das Federações de Atletismo mantém suspenso o atletismo russo há 15 meses, por dopagem institucionalizada, mas começou a analisar pedidos apresentados indivualmente por atletas, dando agora 'luz verde' a três e afastando outros seis.

Sidorova, de 25 anos, é o único nome sonante agora aprovado, já que, além do título que alcançou, se apresenta como a segunda melhor do ano na vara, em vésperas do Europeu de Belgrado, onde já poderá competir sob bandeira neutra.

Os outros dois atletas são a velocista de 19 anos Kristina Sivkova, sem palmarés, e o lançador do martelo de 31 anos Aleksei Sokirskii, quarto nos Jogos Olímpicos de Londres2012 a competir pela Ucrânia, mas entretando tornado russo com a anexação da Crimeia, onde vive.

Até ao momento, a IAAF recebeu 48 pedidos de atletas russos, pelo que poderá haver novas autorizações a curto prazo.

A única atleta russa que participou nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro foi a saltadora Darya Klishina, não abrangida pela suspensão por se treinar fora da Rússia e seguir um programa de controlos nos Estados Unidos.

Para terem o 'OK' da IAAF para regressar à competição a título individual, os atletas não poderão estar no relatório McLaren, da Agência Mundial Antidopagem (AMA) e, caso tenham competido no Mundial de Pequim2015, terão de ter reanálises feitas.
Por Lusa
Deixe o seu comentário
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Atletismo

Notícias

Notícias Mais Vistas