O presidente da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) garantiu esta quinta-feira que está muito satisfeito com a vontade manifestada por Vladimir Putin de implementar um sistema antidoping independente na Rússia.
Sebastian Coe considerou que as declarações do presidente da Rússia "representam um grande passo na direção certa", para que os atletas russos possam ser readmitidos em competições internacionais.
"Não há dúvida de que a nova federação russa de atletismo é liderada por um grupo de pessoas empenhadas e que compreendem a grandeza deste desafio", afirmou.
Na quarta-feira, Vladimir Putin reconheceu que o sistema de controlo antidoping que vigorava na Rússia não funcionou e admitiu que a culpa era do próprio país, negando, no entanto, qualquer apoio estatal a esquemas de doping organizados.
"O reconhecimento de que o sistema falhou e de que é preciso mudá-lo deve reconfortar-nos", disse Sebastian Coe.
A Rússia foi suspensa das competições internacionais depois de o relatório McLaren, da Agência Mundial Antidopagem, ter revelado um sistema de dopagem alargado, com apoio estatal.
Depois de o Comité Olímpico Internacional (COI) ter colocado a decisão nas federações de modalidade, muitas atletas russos foram impedidos de participar nos Jogos Olímpicos Rio'2016.
O Comité Paralímpico Internacional (IPC) foi mais longe e baniu a Rússia dos Jogos Paralímpicos 106, disputados também no Rio de Janeiro.
Em 7 de dezembro do ano passado, o Comité Olímpico Internacional (COI) decidiu prolongar até "nova avaliação" as medidas provisórias adotadas contra a Rússia.