Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias. Seguir

IAAF suspende três responsáveis por envolvimento em casos de doping russo

Medida preventiva por um período de 180 dias

• Foto: Reuters
A Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) suspendeu esta sexta-feira provisoriamente três responsáveis, entre os quais o ex-braço direito do atual presidente, por suspeitas de envolvimento no escândalo de doping que tem afetado o organismo e a Rússia.

Em comunicado, a comissão de ética da IAAF refere que os três dirigentes "estão suspensos por um período de 180 dias, a partir de hoje" e garante que estas suspensões não afetarão as "investigações que estão a decorrer".

Os três dirigentes suspensos são Jane Boulter-Davies, o seu marido, Nick Davies, antigo braço direito do presidente da IAAF, Sebastian Coe [na foto], e o médico Pierre-Yves, responsável da IAAF pelo passaporte biológico.

Os nomes dos três dirigentes agora suspensos são mencionados num email trocado entre Massata Papa Diack e o pai, Lamine Diack, antigo presidente da IAAF, poucos dias antes dos Mundiais de atletismo de 2013, disputados em Moscovo.

Em causa estará um pedido de Massata Papa Diack a Nick Davies para atrasar a divulgação dos nomes de atletas russos com resultados antidoping positivos, para evitar a atenção dos media.

Na mensagem, o filho de Lamine Dicak sugere um plano "muito secreto" de cinco pontos para gerir a reação da imprensa aos controlos positivos.

Em novembro de 2015, uma comissão independente da Agência Mundial Antidoping (AMA) elaborou um relatório que denunciou suspeitar de "doping organizado" em grande escala na Rússia, o que motivou a IAAF a suspender a filiada russa de todas as competições internacionais.

O organismo decidirá a 17 de junho se a Rússia é readmitida com todos os direitos no atletismo internacional.
Por Lusa
Deixe o seu comentário
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Atletismo

Notícias

Notícias Mais Vistas