Inês Henriques nos Jogos Olímpicos

"Não arrisquei nada e bati o meu recorde pessoal. Foi ouro sobre azul", afirmou

Inês Henriques, 5ª classificada no Grande Prémio de Rio Maior, é a segunda marchadora portuguesa com passaporte garantido para os Jogos do Rio, depois de Ana Cabecinha (ontem 9ª) também já ter sido selecionada. E ontem ainda melhorou em 16 segundos o seu recorde pessoal. "Tudo isto em casa, com o meu público, foi ouro sobre azul", começou por dizer a atleta do CN Rio Maior. "Depois da Taça FPA tive um problema no tendão ísquio-tibial e andei a treinar-me condicionada, sem poder fazer ritmo. Esta semana melhorou um pouco, na terça-feira tentei fazer um treino de ritmo, doeu e não arrisquei. Mas sabia que estava bem, o treino em altitude e a prova no México haviam-me dado essas indicações, o trabalho estava feito, vim para ganhar lugar na Seleção Olímpica, mas sem arriscar. Não esperava era bater o recorde pessoal", acrescentou a atleta, de quase 35 anos, que irá fazer os seus terceiros Jogos. "Assim, irei mais tranquila para o Mundial de seleções, em Roma, e penso conseguir baixar para a casa da 1h 28m. E os Jogos poderão ser os meus melhores de sempre", concluiu a 25ª em Atenas’2004 e 14ª em Londres’2012.

A vice-campeã olímpica chinesa Qieyang Shengie foi uma natural vencedora, em 1.27.52, à frente de duas italianas. A terceira portuguesa foi a jovem Daniela Cardoso, 13ª com 1.38.18, e a luta pela terceira vaga para os Jogos está acesa, já que Vera Santos voltou a ressentir-se da lesão no joelho e desistiu a meio da prova e Susana Feitor não esteve presente.

O espanhol Álvaro Martin foi o vencedor masculino, em 1.21.03, sendo João Vieira, 11º com 1.24.25, o melhor português, logo seguido de Pedro Isidro (1.25.43). Sérgio Vieira desistiu aos 7 km, com dores musculares.

Troféu Ibérico

A Espanha dominou amplamente o Troféu Ibérico, que atribuiu também os títulos nacionais aos benfiquistas Bruno Albuquerque (5º com 29.07,10) e Salomé Rocha (3ª com 32.23,68), esta a oito segundos do mínimo olímpico, a que aspirava.

Por Arons de Carvalho
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Atletismo

Notícias

Notícias Mais Vistas