Jorge Vieira: «Nelson Évora tem toda a razão»

Presidente federativo dá conta de profundas alterações nos futuros campeonatos

• Foto: Pedro Simões

Os Campeonatos de Portugal vão passar a ser destinados apenas à elite nacional, em especial nos concursos, e os campeonatos sub-23 juntar-se-ão aos de juniores. Esta é a intenção da Federação Portuguesa de Atletismo, ontem transmitida ao nosso jornal pelo presidente Jorge Vieira.

"O Nelson Évora tem toda a razão nas críticas que fez e a Federação já tem um princípio de soluções para que não voltem a verificar-se os problemas que afetaram a competição deste fim de semana. A ideia é juntar o campeonato de sub-23 ao de juniores e reduzir o número de concorrentes ao Campeonato de Portugal", começou por afirmar. "Realmente, não faz sentido que atletas que saltam triplo da caixa dos 11 metros participem na prova mais importante do calendário nacional. Têm muitas outras para o fazer e não é por tomarem parte nestes campeonatos que melhorarão. Por algum motivo, a federação internacional dificulta os mínimos nos concursos…", acrescentou Jorge Vieira. "Uma outra possibilidade era realizar qualificações antes das finais, mas isso implicaria mais encargos, pois obrigaria a uma permanência mais longa dos atletas nos locais da competição. Daí que a outra opção me pareça preferível. Seja como for, uma coisa é certa: não voltará a haver mudanças de tábuas de chamada numa mesma prova, passando dos 13 para os 11 metros e voltando aos 13 m, consoante a vontade dos atletas. Quem não salta da tábua de 13 m não tem lugar nos campeonatos…"

Jorge Vieira coloca apenas uma ressalva. "Este é o nosso ponto de vista, mas esta direção termina o seu mandato este ano e quem vier terá obviamente toda a liberdade para propor outras soluções."

Jorge Vieira não dá como adquirida a sua continuação à frente dos destinos da Federação. "Neste momento não há qualquer decisão tomada sobre uma eventual recandidatura, está tudo em aberto", concluiu o presidente federativo.

Por Arons de Carvalho
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Atletismo

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.