Os lançadores Auriol Dongmo, Ruben Antunes e Irina Rodrigues, do Sporting, regressaram aos treinos no Centro Nacional de Lançamentos, em Leiria, anunciou esta quinta-feira a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).
"Com a abertura mostrada na legislação [permissão dos atletas de alto rendimento voltarem a treinar] e com a autorização do município de Leiria, recomeçámos os treinos", disse aos canais da FPA Paulo Reis, treinador de Dongmo e Antunes.
Auriol Dongmo é recordista nacional do lançamento do peso (18,37 metros) e Ruben Antunes, internacional sub-23, é especialista no lançamento do martelo, com recorde pessoal perto dos 70 metros (69,85 metros).
Irina Rodrigues, treinada por Júlio Cirino, que tal como os colegas integra o programa olímpico, é especialista no lançamento do disco (62,91 metros), sendo a segunda melhor portuguesa de sempre.
As regras de treino são rígidas e respeitam as recomendações das autoridades de saúde, no que respeita aos atletas treinarem com os próprios engenhos e nunca se encontrarem ao mesmo tempo nas instalações e no recinto.
Nesta fase de confinamento, o setor de lançamentos da FPA lançou um programa de formação para técnicos e atletas que se desenrola diariamente, a partir das 14 horas, numa plataforma que permite participação até uma centena de pessoas.
"Este projeto superou claramente as nossas expectativas. Desde a primeira ação que temos tido cerca de 50 a 70 participantes", referiu Paulo Reis, que é também técnico nacional de lançamentos e promotor da iniciativa online.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,5 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram quase 89 mil.
Dos casos de infeção, mais de 312 mil são considerados curados.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 409 mortes, mais 29 do que na véspera (+7,6%), e 13.956 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 815 em relação a quarta-feira (+6,2%).
Dos infetados, 1.173 estão internados, 241 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 205 doentes que já recuperaram.
Prova arranca esta quinta-feira em Torun, na Polónia
Prova estava agendada para 10 de abril
Arranque das provas está marcado já para junho, com TransPeneda-Gerês "Corrida dos 4 Castelos"
Modelo chega à sua quinta versão, com promessa de melhor ajuste e amortecimento
Clube obrigado a fazer um pedido de desculpa por causa de camisola visível... em entrevista
Consultor da FIFA lança algumas ideias
Griselda Morel, psicóloga do filho mais novo de El Pibe, revela novos pormenores sobre os últimos dias do argentino
Claudia Villafañe diz que tentam fazer dela "a má da fita"
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.