Leoas dominadoras

Larga vantagem leonina no sector feminino, onde as águias, que venceram nos homens, foram terceiras

• Foto: Fernando Ferreira

Benfica, no sector masculino, e Sporting, no feminino, confirmaram o seu largo favoritismo e sagraram-se no domingo campeões nacionais, pelo sexto ano consecutivo, em Setúbal.

Mas enquanto o Sporting marcou larga vantagem, ganhando 18 das 21 provas (e todas as 10 do 2º dia), o Benfica teve altos e baixos no sector masculino, ganhando 'apenas' 13-8 nos despiques diretos com o Sporting e vencendo apenas 10 das 21 provas do programa.

Mas houve mais: enquanto o Sporting, apesar de vários pontos débeis na equipa, foi folgado 2º classificado no sector masculino, o Benfica - que não apresentou atletas nos 5.000 metros e obstáculos da primeira jornada e viu a sua atleta Vera Fernandes cair na 1ª barreira dos 100 m barreiras, a abrir a 2ª jornada -, caiu para o 3º lugar, a seis pontos da Juventude Vidigalense, que repetiu o 2º lugar da época passada.

Na jornada de domingo, o destaque vai para o benfiquista António Vital Silva, que obteve a melhor marca do ano no martelo, tornando-se no terceiro português acima dos 70 metros (70,06).

A surpresa dos campeonatos foi Nuno Lopes, do CA Seia, que juntou a vitória nos 3.000 m (à frente de Hélio Gomes) à que obtivera na véspera nos 1.500 m.

No sector feminino, destaque para os 2.09,76 da (ainda) não especialista Cátia Azevedo nos 800 metros e para os 9.09,03 de Jéssica Augusto nuns 3.000 metros que liderou desde início.

Novo máximo
Uma referência final para o recorde nacional de clubes batido pelo Sporting nos 4x100 m da 1ª jornada e que passou completamente despercebido.

A equipa constituída por Sofia Duarte, Lorène Bazolo, Carla Tavares e Olímpia Barbosa obteve 44,85, menos 28 centésimos que o anterior recorde, pertença do Benfica desde 1988 (há 28 anos!), com uma equipa então de luxo: Virgínia Gomes, Maria João Lopes, Graziela Guerreiro e Lucrécia Jardim. O recorde nacional, conseguido pela Seleção Nacional em 2009, está em 44,70.

Por Arons de Carvalho
1
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Atletismo

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.