Pedro Buaró em 12.º foi o único luso em ação na abertura em Madrid
A lesão de Cátia Pereira, ainda no período de aquecimento do salto com vara do Campeonato da Europa de Equipas de atletismo, deixou esta quinta-feira Portugal sem pontos nesse concurso e num inesperado penúltimo lugar, no final do primeiro dia.
No setor masculino, Pedro Buaró foi 12.º, em 16 participantes, o que não deixa grandes lembranças para a seleção lusa do 'prólogo' dos campeonatos, com a vara disputada hoje em frente ao Palácio Real de Madrid, transitando a competição na sexta-feira para o estádio Valhermoso, onde fica até domingo.
No período de aquecimento, já na zona de competição, Cátia Pereira sentiu uma forte dor no pé, que a impedia de correr. Prontamente assistida, foi levada para o hospital para raio X e avaliação da lesão, sendo-lhe diagnosticada uma rotura da fáscia plantar.
A festa do salto com vara em frente ao Palácio Real, em espaço adaptado para o efeito, esteve de resto azarada, já que a grande figura, na ausência do sueco Armand Duplantis, o grego Emmanouil Karalis, também nem começou a prova, devido a lesão.
Pedro Buaró, recordista de Portugal, começou a 5,30 metros, passando a fasquia à segunda tentativa. Depois não conseguiu melhorar e derrubou a 5,45, um resultado aquém do esperado e que lhe permitiu terminar na 12.ª posição.
Buaró assumiu estar "confiante e em boa forma", mas que "hoje não foi o dia". "Os 5,30 e 5,40 metros são alturas a que eu costumo começar, simplesmente hoje não foi o dia", explicou, adiantando ainda que gosta de "competir assim, na rua, com muito público e um ambiente fantástico"
Pedro Buaró pretende continuar a competir esta época, visando conseguir a marca de qualificação para os Mundiais de Tóquio2025.
No final do primeiro dia, Portugal é 15.º, com cinco pontos, apenas à frente da Alemanha, com o top-3 ocupado por República Checa (29,5), Países Baixos (26,5) e Ucrânia (26,5). A Itália, campeã em título, é sexta, com 20 pontos.
Entrega de prémios realizou-se este domingo, no Mónaco
Inscrições continuam a voar da prova solidária marcada para 14 de dezembro
Depois de ter sido primeiro na distância curta, agora vence prova longa
Atleta de Mangualde venceu prova em Arenzaro, na Itália
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Página 'Sporting CP Adeptos' partilhou momento captado em outubro, quando o Arsenal se deslocou a casa do Fulham
Colombiana continua na sua guerra mediática com antigo futebolista
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom