Mariana Machado conquistou este sábado, em Chengdu, na China, a medalha de ouro na prova dos 5000 metros nos Jogos Mundiais Universitários.
A fundista do Sporting de Braga fez uma corrida memorável. Uma prova que começou mais lenta, foi aumentando de ritmo progressivamente e foi, seletivamente, deixando na frente as candidatas às medalhas no grupo frente. Entre elas, a portuguesa. Mariana Machado começou a desenhar o seu destino perto dos 11 minutos de prova, quando veio para a frente da corrida aumentar o ritmo e começar a "esfrangalhar" o pelotão, que foi diminuindo de unidades até faltarem 800 metros. De novo na frente, Mariana Machado foi aumentando o ritmo e à entrada da última volta só resistiam a chinesa Yuyu Xia e a japonesa Risa Yamazaki.
A 300 metros do fim, a chinesa atacou, tentando chegar à liderança, deixaram para trás a japonesa, mas Mariana Machado respondeu muito bem e à entrada da reta da meta, um pouco antes, ainda conseguiu "meter outra velocidade" e deixou a chinesa para trás.
No final, Mariana Machado cortou a meta em 16m02s58, deixando Xia no segundo lugar (16.04,00) e Yamazaki em terceiro (16.08,86).
"Esta foi uma prova que me correu muito bem. Sei que estou em boa forma e sabia que tinha de ser paciente. O ritmo inicialmente não foi muito alto, ao contrário da temperatura e humidade, que estavam elevadas. Como me sentia confortável decidi atacar a quatro voltas do fim. Ainda houve outra atleta que manteve um ritmo mais elevado e eu poupei-me para o final. Nos últimos 400 metros vim para a frente", disse, sem receio mesmo no ataque da chinesa, "que era uma das favoritas, tinha vencido os 10 000 metros, mas eu dei tudo nos últimos 100 metros para não deixar fugir a medalha de ouro das minhas mãos e estou muito orgulhosa do meu desempenho".
Esta é a sétima medalha para Portugal nas Universíadas, juntando-se a João Coelho, ouro nos 400m (atletismo), Gabriel Lopes, ouro nos 200m estilos (natação), Camila Rebelo, duas pratas nos 100m e 200m costas (natação), Eliana Bandeira, prata no lançamento do peso (atletismo), e Décio Andrade, prata no lançamento do martelo (atletismo).
Ver esta publicação no Instagram
Seis atletas nacionais vão disputar a prova espanhola. Samuel Barata é a grande figura
Segunda edição da tradicional corrida corre-se a 17 de dezembro, desta feita ao final do dia
Tsehay Gemechu tinha vencido prova da capital portuguesa em 2021 e 2022
Evento decorre no dia 10 de dezembro, em Bruxelas
Antigo jogador do Paris SG diz que o argentino mudou e se está a revelar
Treinador português orienta o Al Gharafa desde outubro do ano passado
Líder da Associação Nacional de Agentes avisa para a 'fuga' de jovens talentos
Clube histórico foi relegado para a Taça Sul-Americana na próxima temporada