Médica saltou mais alto

Marta Onofre fez história na vara

• Foto: Nuno Abreu

Marta Onofre fez história no fim de semana, ao bater o recorde nacional do salto com vara, que há 14 anos pertencia às irmãs Tavares, residentes em França, primeiro Elisabete, que o passou de 4,03 para 4,35, depois Eleonor, que o colocou em 4,50. A atleta do Sporting, já com o curso de Medicina completado, conseguiu agora 4,51, marca que também é mínimo para os Jogos Olímpicos. "Era o último grande objetivo que tinha para a época de pista coberta e ter feito já o mínimo olímpico permite-me encarar a preparação para os Jogos com mais calma, apontando a forma para os momentos importantes da época", afirmou a varista, que já vai na sua 14ª época de prática da modalidade, iniciada no Belenenses. "Este ano já fora campeã de Portugal, tornara-me mais consistente em termos de marcas e acabara de dar o máximo de pontos ao Sporting na 1ª Divisão, os meus outros objetivos. Já conseguira os mínimos B (4,40) e A (4,45) para o Europeu, faltava o dos Jogos…"

Marta Onofre, que esta época já melhorou de 4,35 para 4,51, sente que pode ainda progredir bem. "Tenho aspetos técnicos a melhorar – nomeadamente a nível da inversão – e ainda estou aquém da pega máxima na vara, o que é um bom sinal", salienta, apontando para duas grandes metas na época de pista: ser finalista no Europeu de Amesterdão e ficar entre as 18 primeiras nos Jogos Olímpicos, de forma a subir de escalão na PREPOL (preparação olímpica). "Antes, gostaria de ajudar o Sporting a ganhar a Taça dos Clubes Campeões Europeus ou, pelo menos, a repetir o 2º lugar da época passada", acrescenta a atleta, de 25 anos, que nesta competição já foi 2ª e 3ª.

Por Arons de Carvalho
1
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Atletismo

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.