Melhor marca mundial do ano e recorde nacional: Auriol Dongmo volta a fazer história no peso

É a primeira portuguesa a superar a barreira dos 19 metros

A sportinguista Auriol Dongmo bateu esta quarta-feira o recorde de Portugal no lançamento do peso, com a marca de 19,27 metros, numa prova de preparação que decorreu em Leiria.

A atleta de 29 anos, nascida nos Camarões e que conta com nacionalidade portuguesa desde outubro de 2019, conseguiu bater o recorde nacional (18,82 metros atingidos no sábado) no segundo ensaio, com 18,90 metros, mas fez ainda melhor no sexto e último ensaio, com 19,27 metros.

Dongmo registou as duas melhores marcas mundiais do ano (19,27 m e 18,90 m), batendo os registos das canadianas Brittany Crew (18,88m) e Sarah Miton (18,84 m), numa época atípica, marcada pela interrupção das competições devido à pandemia de covid-19.

A prova, intitulada Guerra dos Sexos, decorreu em Leiria e juntou quatro atletas masculinos e quatro femininos. No setor masculino, a melhor marca do dia foi do atleta do Benfica Tsanko Arnaudov, com 20,11 metros.

Dongmo foi autorizada pela World Athletics a competir por Portugal a partir de 26 de julho de 2020, informou em março a FPA.

Por Lusa

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Atletismo

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0