Miúdo de 10 anos corre 25 km a ritmo alucinante e gera preocupação: «É uma loucura, esta história pode acabar mal»

Iván Blanco tornou-se num autêntico fenómeno em Espanha, mas as opiniões dividem-se

Iván Blanco tornou-se num autêntico fenómeno em Espanha
Iván Blanco tornou-se num autêntico fenómeno em Espanha • Foto: Vitamin Well

Aquele que poderia ser um hábito saudável está, no final das contas, a gerar muita polémica em Espanha. O jovem Iván Blanco chamou a atenção do mundo do atletismo depois de ter corrido 25 quilómetros a um ritmo 'frenético' de 4.57 minutos por quilómetro. Ora, se isto à primeira vista seria impressionante - e é -, a verdade é que a mais recente entrevista concedida pelo rapaz, à marca 'Vitamin Well', está a dar que falar pelos piores motivos, tudo porque Blanco, de apenas 10 anos, dá algumas dicas a quem quer começar na modalidade: "Ser consistente, treinar todos os dias e ter paixão por este desporto".

Iván Blanco, que também detém a marca impressionante de 17.25 minutos em 5 quilómetros, revelou que segue uma rotina e dieta rigorosas para conseguir aguentar longas distâncias... e mais: cumpri-las a uma velocidade consistente e fora do normal. "Faço uma rotina para o 'core' e parte superior do corpo, com mobilidade do quadril. Tomo o pequeno-almoço, treino e depois como. Volto a treinar, lancho e vou dormir. Refeição preferida antes de uma competição? Arroz com beterraba", atirou o jovem, que pediu recentemente uma piscina de gelo aos pais para poder acelerar a recuperação.

Tudo isto acabou por originar inúmeras reações nas redes sociais, com alguns atletas profissionais a mostrarem preocupação: "É uma loucura correr distâncias assim com um corpo que ainda está em desenvolvimento", manifestou o espanhol Carles Castillejo, que já representou o país em múltiplos Jogos Olímpicos. O mesmo sucedeu com a corredora Águeda Marqués, que não ficou indiferente a tais declarações: "Estas cargas e tudo o que elas implicam representam um enorme stress para uma criança com esta idade. Há uma probabilidade muito elevada desta história terminar mal...".

Certo é que Iván Blanco não quer parar por aqui.

Por André Santos
24
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Atletismo
Notícias
Notícias Mais Vistas