Nelson Cruz do supermercado para o título nacional

Novo campeão nacional de corta-mato

• Foto: Filipe Farinha

Houve surpresa na corrida masculina. O novo campeão é um amador de 39 anos, luso-cabo-verdiano, olímpico (por Cabo Verde) na maratona (48º) em 2008, que representa o Clube Pedro Pessoa. Nelson Cruz trabalha num hipermercado em Almada, saiu do serviço à meia-noite e iniciou a viagem até ao Algarve com a equipa às 6 da manhã. "Arrisquei, deixaram-me ir embora e consegui superar-me. Mas até à última volta não acreditei", explicou o vencedor, que se isolou logo de início, perante a passividade dos favoritos, do Benfica e Sporting, receosos uns dos outros e a pensar na luta coletiva. "Estive sempre à espera que me apanhassem. Mas o apoio do público foi-me dando forças…"

Na última das 5 voltas (2 km cada) o avanço diminuiu de cerca de 15 segundos para 5, mas Nelson chegou à meta isolado. "Estou feliz por mim, pelos meus colegas, pelo meu treinador, Pedro Pessoa", afirmou o atleta, que vive essencialmente do seu ordenado, a que junta por vezes prémios de provas (o clube só lhe dá o equipamento).
Pedro Pessoa, também ele atleta (veterano), estava emocionado. "Formámos o clube há três anos, essencialmente virados para a formação, e como o Nelson já treina há 16 anos comigo, integrou-o também. E certamente continuará. Com a idade dele, Sporting e Benfica já não estarão interessados..."

Depois de Nelson Cruz, e no espaço de 18 segundos, chegaram nada menos de 12 atletas, dos quais 7 do Sporting e apenas 4 do Benfica. Mas um dos sportinguistas (Pedro Ribeiro, 7º) não estava entre os 8 indicados pelo clube para a classificação coletiva. E foi Rui Silva, apenas 10º, a fechar a equipa, vencedora com 24 pontos, contra 27 do Benfica, que viu Rui Pinto (vindo de lesão) e Rui Pedro Silva desistirem. Ricardo Ribas (38 anos) foi o 2º e o sportinguista Rui Teixeira (de 33) 3º. O Sporting conseguiu um título que lhe fugia há 19 anos. *

2
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Atletismo

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.