Portugal sem equipa feminina no Europeu de corta-mato

Prova decorre dentro de duas semanas, em Dublin

Samuel Barata e Miguel Marques estarão presentes
Samuel Barata e Miguel Marques estarão presentes • Foto: FP Atletismo
Portugal não vai apresentar equipa na corrida principal feminina do Campeonato da Europa de Corta-Mato, que se disputa em Dublin no próximo dia 12 de dezembro. A lista de convocados, esta terça-feira divulgada, com um total de 20 nomes, apenas prevê equipas para seniores, sub-23 e sub-20 masculinos e sub-20 femininos.

Apesar de ter sido coletivamente medalha de bronze há dois anos, em Lisboa, a Federação Portuguesa de Atletismo considerou não ter condições para formar equipa para os Europeus de Dublin. A campeã nacional individual absoluta, Mariana Machado, ainda é sub-23 e vai competir nessa categoria - foi medalha de bronze há dois anos, ainda nos sub-20 -, ao lado de Lia Lemos (quinta absoluta no Nacional), ao passo que Jéssica Augusto (a 3.ª) foi deixada de fora. Entre as potenciais selecionáveis, Sara Moreira, que foi 10.ª no Europeu há dois anos, desistiu no Nacional, enquanto Dulce Félix, oitava em Lisboa'2019, não se apresentou na partida.

Para a corrida de juniores entram agora Rita Figueiredo (campeã nacional), Camila Gomes, Ana Silva e Beatriz Fernandes.

Para a prova de seniores masculinos está convocado o pódio do Campeonato Nacional, ou seja Samuel Barata, Miguel Marques e Rui Teixeira, e ainda André Pereira. André Pereira (20.º) foi o melhor da equipa de há dois anos, em que também estavam Miguel Marques (28.º) e Rui Teixeira (55.º).

Bastante forte deverá ser a formação de sub-23, com Duarte Gomes (quarto absoluto no Nacional), Alexandre Figueiredo, Etson Barros, Isaac Nader, Miguel Moreira e Rúben Amaro. Há dois anos, ainda nos sub-20, Etson Barros foi surpreendente quarto, Duarte Gomes 14.º, Miguel Moreira 21.º e Rúben Amaral 44.º, levando Portugal ao terceiro lugar coletivo.

Este ano, entram para a equipa sub-20 os gémeos João e Ricardo Amaro, respetivamente primeiro e segundo no Nacional disputado em Vale de Cambra, juntamente com Jacinto Gaspar e Duarte Santos.

Os 20 selecionados de Portugal:

- Seniores masculinos:

Samuel Barata (Benfica)
Miguel Marques (Sporting)
Rui Teixeira (Sporting)
André Pereira (Benfica)

- Sub-23 masculinos:

Duarte Gomes (Benfica)
Alexandre Figueiredo (Benfica)
Etson Barros (Benfica)
Isaac Nader (Benfica)
Miguel Moreira (Sporting de Braga)
Rúben Amaral (Sporting)

- Sub-20 masculinos:

João Amaro (RD Águeda)
Pedro Amaro (RD Águeda)
Jacinto Gaspar (Sporting)
Duarte Santos Sporting)

- Sub-23 femininos:

Mariana Machado (Sporting de Braga)
Lia Lemos (Sporting)

- Sub-20 femininos:

Rita Figueiredo (Sporting)
Camila Gomes (Benfica)
Ana Silva (Maia)
Beatriz Fernandes (NúcleOeiras)

Jéssica Augusto deixa indireta

A ausência de equipa feminina nestes Europeus mereceu uma crítica indireta por parte de Jéssica Augusto, uma das atletas que teria esperanças de ser convocada. Terceira colocada no Nacional, apenas atrás da campeão Mariana Machado e da luso-angolana Neide Dias, a atleta do Sporting partilhou no Instagram uma foto sua nos Europeus de Albufeira, onde foi campeão individual e coletiva, deixando a mensagem "'Pai, perdoa-lhes, pois eles não sabem o que fazem' (Lucas 23.34) Amanhã é outro dia! Boa noite!".



Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Atletismo

Notícias

Notícias Mais Vistas