Líder federativo feliz com condecorações

Oito atletas foram agraciados pelo Presidente da República

• Foto: Paulo Calado

Jorge Vieira considerou esta quarta-feira merecida a condecoração dos atletas medalhados nos Europeus de Amesterdão com a Ordem do Mérito e mostrou-se convicto de que o Presidente da República já o tinha em mente antes das suas críticas.

"Acho que merecem. Os atletas para nós, como eu já disse, são efetivamente todos iguais. Têm diferenças de repercussão pública, o que pouco nos beneficia, mas julgo que é nestes momentos que os nossos atletas adquirem mais relevância e isso é fundamental, quer para o desenvolvimento do nosso desporto, quer para eles próprios, para os estimular a novos resultados", disse o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), à margem da cerimónia, no Palácio de Belém.

Na terça-feira, o presidente da FPA deixou críticas relacionadas com a disparidade do tratamento presidencial dado aos feitos dos atletas portugueses relativamente ao futebol.

"Estamos num tempo de afetos, mas sabemos que os afetos não têm sido iguais a todos. Neste caso, somos nós que temos de passar os afetos aos atletas", defendeu Jorge Vieira, aludindo ao Presidente da República, que durante a campanha eleitoral se apresentou como o candidato dos afetos.

Hoje, o responsável federativo revelou-se satisfeito pela concretização do seu desejo, mas mostrou-se convicto de que Marcelo Rebelo de Sousa não reagiu às suas críticas.

"Creio que a presidência da República não tinha isto fora do seu pensamento. Apenas reforçámos aquilo que era já uma preocupação do senhor Presidente da República", defendeu.

O chefe de Estado atribuiu o grau de comendador da Ordem do Mérito a Fernando Pimenta, que ganhou duas medalhas individuais e coletivas de ouro, em K1 1000 e 5000, nos europeus de canoagem em Moscovo, no final de junho, e a seis atletas que conquistaram medalhas nos europeus de atletismo que terminaram no domingo, em Amesterdão.

Essas seis atletas são Patrícia Mamona (medalha de ouro no triplo salto), Sara Moreira (medalhas de ouro individual e por equipas na meia maratona), Jéssica Augusto (bronze individual e ouro por equipas na meia maratona), Ana Dulce Félix (prata nos 10.000 e medalha de ouro por equipas na meia maratona), Marisa Barros e Vanessa Fernandes (medalha de ouro por equipas na meia maratona).

Foi ainda condecorado esta quarta-feira, com a medalha da Ordem do Mérito, o atleta Tsanko Arnaudov (medalha de bronze no lançamento do peso).

Assistiram a esta cerimónia, na Sala das Bicas do Palácio de Belém, o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

Por Lusa
1
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Atletismo

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0