Record

Quatro casos de doping

fpa pune Rui Teixeira, Marco Morgado, José Rocha e António Vital Silva

Quatro casos de doping
Quatro casos de doping

A Federação Portuguesa de Atletismo divulgou ontem quatro decisões do Conselho de Disciplina que castigam em dois anos os atletas Rui Teixeira (Maratona) e Marco Morgado (CUA Benaventense), por EPO, e José Rocha (Maratona), por anomalias no “passaporte biológico”; e, em um ano o lançador António Vital Silva (Benfica), por três faltas nos locais indicados como de treino para testes surpresa. Enquanto os casos deste, de Rui Teixeira e José Rocha já eram conhecidos, o de Marco Morgado não tinha ainda vindo a público. Trata-se de um atleta que surpreendeu em 2011 (2.º no Nacional de Corta-Mato) e 2012 (3.º no Nacional de Estrada), embora depois tenha “desaparecido” dos lugares cimeiros.

Rui Teixeira está castigado desde setembro do ano passado e Marco Morgado desde dezembro. Vital Silva está suspenso desde fevereiro. Já o caso de José Rocha é mais relevante, pois estará sem poder competir até março de 2015 e viu anulados todos os seus resultados desde dezembro de 2010, nomeadamente o terceiro lugar no Europeu de Corta-Mato de 2011 (e com isso Portugal desce de 4.º para 6.º coletivamente) e nada menos de cinco lugares de pódio em campeonatos nacionais: terceiros lugares nos corta-matos de 2011, 2012 e 2013, 2.º lugar na estrada em 2012 e 3.º lugar em 2013.

Daí resulta como facto mais relevante em termos coletivos a subida do Benfica a campeão nacional de estrada este ano, pois o Maratona deixa de formar equipa (só apresentara 4 atletas). O Maia AC sobe de 4.º a 2.º, ultrapassando o CUA Benaventense, também prejudicado pela desclassificação de Marco Morgado, que havia sido 14.º.

Já no Nacional de Corta-Mato, que o Benfica ganhara, o Maratona desaparece da classificação, subindo o Maia a 2.º e o CUA Benaventense (que não contou com Marco Morgado) a 3.º. O Maratona perde também o 3.º lugar alcançado este ano na Taça dos Clubes Campeões Europeus.

Com o título de estrada agora oficializado, o Benfica faz este ano o pleno dos títulos nacionais masculinos: pista, pista coberta, corta-mato (longo e curto), estrada e até marcha!

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Atletismo

Notícias

Notícias Mais Vistas

M