Lisboa (64.º), Porto (93.º) e Europa/Aveiro (95.º) em destaque
As maratonas de Lisboa (64.º lugar), Porto (93.º) e da Europa, em Aveiro, estão entre as 100 maratonas que pontos obtiveram em 2024 no que aos resultados da elite diz respeito (segundo a tabela da World Athletics).
No 64.º posto do ranking relativo a 2024 está a Maratona de Lisboa, que conta já com 38 edições, seguindo-se a do Porto, em 93.º lugar, entrando a corrida em Aveiro para o 95.º posto, após ser 155.ª em 2023, pouco depois da edição inaugural em 2019.
"A classificação da Maratona da Europa como uma das 100 melhores provas do mundo é uma enorme honra para a Câmara de Aveiro. (...) Queremos potenciar a maratona em termos de qualidade e participação", declarou o presidente da câmara aveirense, José Ribau Esteves, citado em comunicado.
A organização da Global Sport, com apoio dos municípios de Aveiro e Ílhavo e do Turismo do Centro de Portugal, tem reforçado "ainda mais o estatuto da cidade e da região de Aveiro como um destino de eleição para eventos desportivos de alto nível", refere o diretor executivo da corrida, Paulo Costa.
A tabela da World Athletics de 2024 é liderada pela Maratona de Londres, muito por culpa do recorde mundial obtido por Peres Jepchirchir (tempo de prova exclusivamente feminina). Completam o pódio Tóquio e Chicago.
Nota ainda para a lista das melhores provas de estrada (excetuando maratonas), na qual entram a EDP Meia Maratona de Lisboa, em 33.º, e a Meia Maratona Hyundai do Porto, em 87.º.
Qualificações decorrem até abril de 2026
Provas arrancam no domingo, em Lagoa
Entre as mulheres, Solange Jesus também concluiu na 20.º posição
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam