Record

Uma caminhada... com 20 anos

Inês Monteiro fará no domingo a sua 14.ª internacionalização em Europeus de corta-mato

• Foto: Paulo Calado
Inês Monteiro é uma das atletas com melhor palmarés na história do corta-mato, principalmente no que diz respeito a Campeonatos da Europa, cuja edição de 2017 se realiza já no domingo, em Samorim, Eslováquia. A atleta do Sporting estreou-se há 20 anos, no Europeu que Portugal realizou no Jamor, cortando a meta em 25º lugar. Ainda era juvenil e viu a compatriota Mónica Rosa conquistar a medalha de prata! Com essa imagem na cabeça, regressou à competição nos anos seguintes e obteve duas medalhas juniores: prata (98) e ouro (99)!

Este ano, Inês Monteiro fará a sua 14ª internacionalização nos Europeus e no Velho Continente apenas é superada pela irlandesa Fionualla McCormack.

"Sim, já faz 20 anos", disse Inês a Record. "São poucas as atletas que conseguem registos desta ordem na Europa", refere a beirã, de 37 anos, que tem 11 medalhas na prova: duas individuais (ouro e prata) e uma coletiva (prata) em júnior; uma medalha individual (bronze) e sete coletivas (4 de ouro, uma de prata, 2 de bronze) "Sempre apostei muito nas temporadas de corta-mato, especialmente nos Europeus, que eram sempre um objetivo muito importante em cada época, e para o qual lutava", afirmou a atleta, que este ano não parte "com o pensamento nas medalhas. Estive muito tempo fora da competição e as coisas já não são como nessas épocas em que estava em boa forma. O que eu quero é melhorar o 21º lugar do ano passado. Pergunta-me como é que estou para isso acontecer? Posso dizer-lhe que estou num momento de forma muito superior ao que estava há um ano", destacou Inês Monteiro.

A luta pelos lugares cimeiros é uma realidade cada vez mais difícil "porque agora há muitas atletas africanas naturalizadas em vários países. Não são só as nascidas na Europa… nem vi ainda quem são as possíveis adversárias, só conheço o trabalho que fiz, e no qual confio plenamente".
Por António Manuel Fernandes
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Atletismo

Notícias

Notícias Mais Vistas