Vitória na Bélgica trama Hélio Gomes

Atleta ganhou os 3.000 metros a 11 de junho. Sporting confirmou controlo positivo

Foi a vitória na prova de 3.000 metros na Flanders Cup, em Dworp, na Bélgica, que acabou por tramar o português Hélio Gomes, que acusou um controlo positivo, situação que foi ontem confirmada através de um comunicado do Sporting.

O meio-fundista português não só ganhou a prova, como bateu o recorde do meeting com 7.51,19 minutos, a 11 de junho, superando o seu anterior máximo pessoal de 7.56,62 minutos. Ou seja: as marcas obtidas por Hélio Gomes a seguir a 11 de junho não poderão ser homologadas por o atleta ter caído nas malhas do doping.

Desta forma, é eliminado o registo de 13.35,00 minutos alcançado a 14 de junho em Huelva, Espanha, bem como a vitória nos 3.000 metros ao serviço de Portugal na Taça da Europa por equipas realizada em Vaasa, Finlândia, a 23, 24 e 25 de junho.

Portugal perde os 12 pontos relativos à vitória de Hélio Gomes nos 3.000 metros (fica com 0 pontos nessa prova) e vai acabar por descer um lugar, passando da quinta para a sexta posição, sendo ultrapassado pela Noruega por apenas meio ponto. A Seleção Nacional fica com 274 pontos em 6º lugar e a Noruega passa para o 5º posto com 274,5 pontos.

Recorde-se que o atleta, de 32 anos, incorre numa suspensão de dois a quatro anos, que o pode afastar dos Jogos Olímpicos de Tóquio’2020.

Clube e atleta notificados

O Sporting confirmou, ontem à noite, através de comunicado, a notícia avançada por Record sobre a análise positiva de Hélio Gomes, revelando inclusive o dia em que o clube e o atleta foram informados do controlo positivo. "O Sporting Clube de Portugal e o atleta Hélio Gomes foram notificados de uma análise positiva no dia 11 de julho de 2017."

O clube de Alvalade criticou ainda o silêncio da federação. "Muito se estranha que, perante tais factos, a FPA não tenha, até ao momento, vindo a público defender um atleta que faz parte da sua Seleção Nacional."

Por Norberto Santos e Ana Paula Marques
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Atletismo

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.