Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias. Seguir

Sob bandeira neutra e a título individual: russos e bielorrussos podem voltar a competir em 2024

Decisão anunciada hoje pela federação internacional da modalidade

• Foto: Action Images

Os atletas russos e bielorrussos vão poder voltar a competir, sob bandeira neutra e a título individual, nas provas de badminton a partir de 2024, anunciou esta quarta-feira a federação internacional da modalidade (WTT).

"A WTT confirmou que os atletas da Rússia e da Bielorrússia vão ser autorizados a participar como atletas neutros nos torneios a partir de 26 de fevereiro de 2024", lê-se no comunicado.

Em abril, a WTT tinha decidido manter a proibição da participação de atletas russos e bielorrussos, devido à falta de clareza dos critérios complexos do COI para autorizar a participação dos atletas russos e bielorrussos.

Em março de 2022, os atletas russos e bielorrussos foram afastados das competições internacionais de quase todos os desportos, devido à invasão militar à Ucrânia, justificada pelo presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar o país.

O COI recomendou em março passado a participação a título individual de desportistas russos e bielorrussos nas competições internacionais, sob bandeira neutra, adiando para mais tarde uma decisão sobre a participação em Paris2024.

Após esta posição do COI, várias federações internacionais já levantaram o impedimento de participação de russos e bielorrussos, com o atletismo e a natação, entre outros, a manterem a proibição.

Por Lusa
1
Deixe o seu comentário
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Badminton

Notícias

Notícias Mais Vistas