Dragões terminaram o boicote após duas faltas de comparência
A Associação Nacional dos Juízes de Basquetebol (ANJB) criticou esta terça-feira o comunicado da Federação da modalidade, no qual o organismo assume o compromisso "de intensificar as ações e projetos tendentes à melhoria contínua da qualidade da arbitragem nacional".
"A ANJB evidencia de forma clara não se rever minimamente na forma e no conteúdo do comunicado [...] e enaltece a necessidade da garantia da autonomia e independência da arbitragem do basquetebol", refere a nota.
Relacionadas
Na segunda-feira, a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) emitiu um comunicado conjunto com o FC Porto, depois de os 'dragões' terem registado duas faltas de comparência em jogos da Liga portuguesa para os quais a federação nomeou árbitros cujo desempenho foi alvo de protestos do clube.
Perante a garantia da FPB de intensificar "a melhoria contínua da qualidade da arbitragem nacional", o FC Porto assumiu o compromisso de revogar a decisão de não participar em jogos.
No comunicado divulgado hoje, a ANJB considera que as medidas elencadas pela FPB "deixam uma ideia generalizada de falta de transparência, de qualidade e uma necessidade de monitorização por parte dos juízes nacionais do basquetebol".
"A arbitragem nacional, independentemente dos erros que possam ser e são inevitavelmente cometidos em todos os jogos, goza de prestígio nacional e internacionalmente e não basta que isso se afirme por quem de direito em reuniões circunscritas, mas sim publicamente e de forma inequívoca, exatamente o contrário do que o comunicado em apreço pode indiciar", refere.
No final do quinto e último jogo da final dos 'play-offs' da última edição da Liga, ganho pelo Sporting, por 86-85, os responsáveis portistas criticaram duramente a arbitragem e admitiram mesmo deixar a modalidade.
Em 21 de junho, o FC Porto assegurou que iria falhar os encontros da Liga portuguesa de basquetebol que fossem dirigidos pelos mesmos árbitros do último jogo da final de 2020/21, tendo falhado os jogos com Ovarense e Oliveirense.
Todas as divisões e conferências
Todos os números da competição na época 2025/26
Treinador do Sporting ficou feliz por a sua equipa ter sido competitiva no jogo da FIBA Europe Cup
Entrada em falso na segunda fase da competição (Grupo M)
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Belgas e holandeses também perderam
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Central espanhol anuncia saída do clube, sem revelar qual será a próxima aventura