Barcelos pondera deixar a Liga devido à escassez de verbas

Atlético mantém tabu

Manuel Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol
• Foto: Fernando Ferreira

O Barcelos pondera deixar a Liga Portuguesa de Basquetebol (LCB) devido à escassez de verbas para financiar a equipa de seniores no principal patamar da modalidade.

"É de louvar a atitude frontal e honesta dos dirigentes do Barcelos, os quais já avisaram a federação de que não têm condições para se manterem na Liga. E parece pouco provável que, até ao dia 28, data em que termina o prazo para a entrega de candidaturas, o Barcelos consiga encontrar os apoios necessários", disse este sábado à agência Lusa o presidente da FPB.

Quanto à situação do Atlético, equipa que terminou o campeonato da Proliga (2.ª Divisão) na segunda posição e que garantiu o direito desportivo de subir à Liga, Manuel Fernandes afirmou que desconhece a sua vontade.

"O Atlético não esteve presente na última reunião que a federação teve com os clubes para debater o campeonato da Liga da próxima temporada. Ainda não temos qualquer informação sobre as pretensões da direção do clube", explicou.

Face à iminente da desistência do Barcelos e à hesitação do Atlético, a Liga deverá aceitar as candidaturas do Eléctrico de Ponte de Sor e do Maia Basket, conjuntos que se classificaram, respetivamente, na 10.ª e 11.ª posições e foram despromovidos à Proliga.

O Illiabum, campeão da Proliga, já assumiu o desejo de regressar à Liga Portuguesa, mantendo Ricardo Vasconcelos como técnico principal.

Recorde-se que, nas últimas épocas, diversos clubes têm optado por abandonar a Liga Portuguesa essencialmente por razões financeiras. O Algés deixou a Liga no início da época 2015/16, mas, antes, outros emblemas com tradição no basquetebol nacional seguiram o mesmo caminho.

Clubes históricos como FC Porto, Académica, Barreirense e Belenenses também tomaram a decisão de deixar de participar na principal competição nacional, tendo os dragões retornado à LCB na presente temporada e festejado o título nacional, após quatro épocas de hegemonia do rival Benfica.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Basquetebol

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.