Barreirense na elite

Líder da Proliga é a novidade da Final 8 da Taça de Portugal, prova que já venceu por seis vezes

• Foto: Fernando Ferreira

O Barreirense volta a estar presente num ponto alto de uma época, defrontando hoje o FC Porto nos quartos-de-final da Taça de Portugal, cuja Final 8 decorre até domingo, em Portimão. A equipa do Barreiro, atual líder da Proliga, é o intruso entre as 7 equipas da Liga Placard (FC Porto, Oliveirense, Benfica, Ovarense, Lusitânia, Terceira Basket e Imortal), presentes naquela cidade algarvia.

Trata-se do regresso de um histórico da modalidade – é o 3º clube com mais conquistas na Taça de Portugal (6), atrás do Benfica (22) e FC Porto (13) – registando ainda dois títulos nacionais da 1ª Divisão (1956/57 e 1957/58) e por onde passaram jogadores que fizeram história em Portugal, como Mike Plowden e Eugénio Silva e, mais recentemente, Betinho Gomes e a nova esperança do basquetebol português, Neemias Queta.

Hoje, a realidade é bem diferente. A equipa tem como objetivo prioritário a promoção à Liga Placard, mas não se apresenta em Portimão derrotado, conforme adiantou a Record o treinador João Cardoso. "A Taça não é o nosso principal objetivo, mas sim a subida à Liga, mas fomos passando as diversas eliminatórias e chegámos a este ponto alto do calendário federativo. Calhou-nos o FC Porto, que juntamente com Benfica e Oliveirense, jogam para ganhar todas as competições. Vamos disputar o jogo pelo jogo, sabendo que não há vencedores nem derrotados antecipados e que os orçamentos não ganham jogos", disse o técnico do Barreirense, de 52 anos, que está num lugar que já foi ocupado, em mais de 60 anos de história, entre outros por Manuel Fernandes, atual presidente da FPB, e Arturo Álvarez, treinador espanhol do Benfica.

Cartaz de luxo

Para além do Barreirense-FC Porto, a ronda de hoje inclui ainda o duelo açoriano entre Lusitânia e Terceira , mas o grande jogo desta ronda só se realiza amanhã, com o clássico Benfica-Ovarense, que é antecedido pelo duelo entre o campeão nacional, Oliveirense e o Imortal.

Por Vítor Ventura
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Basquetebol

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.