Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias. Seguir

Cabo Verde conquista primeira vitória no Mundial com Betinho e Ivan Almeida em campo

Seleção africana levou a melhor sobre a Venezuela, no Japão

• Foto: Reuters
Primeira vitória de Cabo Verde no Mundial de basquetebol. O país com menor população (menos de 600 mil pessoas) a conseguir um triunfo na história da fase final da competição. Em Okinawa, no Japão, na 2ª jornada do Grupo F, a equipa orientada por Emanuel Trovoada bateu a Venezuela, por 81-75.

Depois de perder na estreia com a Geórgia (60-85), Cabo Verde contou com a inspiração de dois basquetebolistas bem conhecidos em Portugal. João 'Betinho' Gomes (ex-internacional luso) e Ivan Almeida, companheiros no campeão nacional Benfica, estiveram em plano de destaque, terminando com 22 e 18 pontos, respetivamente. 

Walter Tavares, o gigante do Real Madrid, também foi influente no sucesso, ao assegurar 14 ressaltos e ao ter efetuado 3 desarmes de lançamento.

Na equipa, refira-se, estão também mais três jogadores que atuam em Portugal: Keven Gomes (FC Porto), que capturou dois ressaltos e fez um desarme de lançamento; Anderson Correia (Sangalhos), que ajudou com dois pontos, um ressalto e um roubo de bola, e Kevin Coronel (Portimonense), que não jogou. 

Apesar do triunfo, amplamente festejado por jogadores e adeptos, as chances de seguir em frente na competição (seguem em frente os dois primeiros dos oito grupos) são remotas, pois não é expectável que na terceira e derradeira ronda da 'poule' Cabo Verde consiga bater a Eslovénia de Luka Doncic. E mesmo que a Venezuela ajude, superando a Geórgia - o que poderia fazer com que três seleções terminassem com um triunfo -, o facto dos africanos terem perdido 25 pontos o jogo inaugural deixa-os em situação muito complicada.
Por Luís Avelãs
1
Deixe o seu comentário
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Basquetebol

Notícias

Notícias Mais Vistas