Canadá sagra-se campeão mundial de sub-19 pela primeira vez

Após triunfo claro (79-60) sobre a Itália na final da prova disputado no Cairo (Egito)

• Foto: Canada Basketball

O Canadá sagrou-se este domingo campeão mundial de sub-19 em basquetebol, ao bater a Itália por 79-60, com 51-36 ao intervalo, na final da 13.ª edição do Campeonato do Mundo de juniores, disputada no Cairo (Egito).

RJ Barrett, que brilhou nas meias-finais face aos bicampeões em título Estados Unidos, ao marcar 38 pontos, voltou a ser a maior 'estrela' dos canadianos, com 18 pontos, embora com três em 13 nos 'tiros' de campo, 12 ressaltos e quatro assistências.

O 'duplo-duplo' (12 pontos e 10 ressaltos) de Abu Kigab foi também determinante no triunfo do conjunto canadiano, que tinha como melhor registo no Mundial da categoria o quinto posto da edição anterior (2015).

Os canadianos tornaram-se o sétimo país a arrebatar a prova, sucedendo a Estados Unidos (seis títulos), Sérvia (dois) e a Grécia, Lituânia, Austrália e Espanha (todos com um). Os espanhóis ganharam a edição realizada em Portugal, em 1999.

A Itália somou, por seu lado, o segundo desaire numa final, após o desaire por 90-85 face aos Estados Unidos, no embate decisivo da edição de 1991, disputada no Canadá.

Depois de dois títulos consecutivos, os Estados Unidos ficaram-se pelo terceiro posto, ao baterem a Espanha por 97-72 no jogo de atribuição do bronze.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Basquetebol

Resultados

Todos os números da competição na época 2020/21

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.