Eurobasket feminino: Portugal derrotado pela Grécia no arranque do apuramento

Turma helénica venceu por 66-60 em Setúbal

• Foto: FPB

A seleção feminina portuguesa cedeu este sábado perante a Grécia, por 66-60, no jogo inaugural do grupo D da fase de qualificação para o Eurobasket de 2019, disputado no Complexo dos Desportos de Almada.

O pavilhão almadense registou uma boa casa para apoiar as jovens basquetebolistas lusas, que foram umas autênticas guerreiras na forma como defenderam e lutaram até à exaustão pela conquista de todas as posses de bola.

Só assim foi possível atenuar a diferença entre a seleção portuguesa e a congénere grega, atual 20ª classificada do ranking da FIBA, quarta classificada no último Europeu e, em teoria, o conjunto mais forte do grupo D.

Portugal entrou mal no jogo, mas rapidamente encontrou o seu ritmo, obrigando as jogadoras helénicas a jogarem de forma mais desconfortável, face à intensa pressão defensiva das portuguesas em todo o campo.

A meio do segundo período, Portugal reduziu a diferença para apenas três pontos (27-24) e a Grécia tremeu, mas não cedeu.

A equipa das quinas continuou a sua epopeia de combatividade durante a segunda parte e obrigou as gregas a não facilitarem, para conseguiram festejar a sua primeira vitória na prova.

A poste Sofia da Silva acabou por ser a melhor basquetebolista nacional, ao registar 18 pontos, cinco assistências e três roubos de bola.

Na próxima jornada, agendada para quarta-feira, Portugal vai a Telavive defrontar a congénere da Israel.

Jogo realizado no Complexo Municipal de Desportos de Almada.

Portugal-Grécia: 60-66.

Ao intervalo: 25-37.

Sob arbitragem de Haydn Jones (Gibraltar) e Goran Sljivic (Aústria), as equipas alinharam e marcaram:

- Portugal: Michelle Brandão (4), Catarina Neves (3), Daniela Domingues (12), Lavínia da Silva (2) e Sofia da Silva (18). Jogaram ainda: Maria João Correia (4), Inês Viana (7), Josephine Filipe (10), Carolina Gonçalves, Rosinha Rosário e Emília Ferreira.

Treinador: Ricardo Vasconcelos

Grécia: Edvokia Stamati (11), Angeliki Nikolopoulou (7), Artemis Spanou (9), Anna Spyridopoulou (14) e Styliani Kaltsidou (15). Jogaram ainda: Olga Chatzinikolaou (5), Evanthia Maltsi, Eleanna Christinaki (2), Aikaterina Sotiriou (3), Lolita Lymoura e Elena Tsineke.

Treinador: Konstantinos Karamidas.

Marcha do marcador: 11-22 (10 minutos), 25-37 (intervalo), 42-54 (30) e 60-66 (final do jogo).

Assistência: cerca de 900 espetadores.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Basquetebol

Resultados

Todos os números da competição na época 2021/22

Notícias

Notícias Mais Vistas