Europeu Sub-18 feminino: Portugal derrota Roménia

Catarina Mateus 'carregou' Seleção Nacional

A pequena (1,66 metros), mas 'endiabrada', base Catarina Mateus marcou este domingo 25 pontos e 'guiou' Portugal à vitória frente à Roménia, por 69-53, no Europeu de basquetebol de sub-18, que decorre até dia 31 em Sarajevo.

Depois da derrota no sábado diante da Islândia, por 52-61, na primeira ronda do Grupo A, a seleção lusa retificou a sua forma de atuar, apresentando-se com maior agressividade defensiva e ofensiva, devido sobretudo ao ritmo da veloz Catarina Mateus, que jogou a titular e deixou a desgastada Ana Ramos - terminou recentemente a campanha na fase final do Mundial de sub-17 - no banco.

Apesar do triunfo, as seleções nacionais femininas continuam a evidenciar baixas percentagens de sucesso nos lançamentos de longa distância. Hoje, Portugal concluiu o confronto com a Roménia com uma percentagem de triplos de apenas 26,3% (cinco convertidos em 19 tentativas).

Portugal imperou na luta das tabelas (45/38 em ressaltos), fez circular melhor a bola (11/4 em assistências para o cesto) e defendeu melhor do que a Roménia, seleção mais lenta e pesada do que a lusa.

Na segunda-feira, Portugal defronta a anfitriã Bósnia-Herzegovina, pelas 18:45 locais (17:45 em Lisboa), na terceira jornada do Grupo A.

Jogo realizado no KSC Illidza de Sarajevo.

Roménia-Portugal, 53-69.

Ao intervalo: 21-40.

Sob arbitragem de Marko Juras (Sérvia), Erion Hoxhaj (Albânia) e Vladyslav Isachenko (Ucrânia), as equipas alinharam e marcaram:

- Roménia: Ecaterina Armanu (3), Alina Podar (8), Iulia Brezoi, Anda Saracut (4) e Andrea Cretu (16). Jogaram ainda: Tania Agache (3), Roberta Bot (5), Roberta Salatioan (5), Teodora Manea (2), Anamaria Virjoghe (3), Teodora Armanu (4) e Amira Hab.

Treinadora: Carmin Popa.

- Portugal: Catarina Mateus (25), Luana Serranho (12), Mariana Silva (4), Maryam Chermiti (7) e Susana Carvalheira (9). Jogaram ainda: Eliana Cabral (6), Tess Santos, Ana Ramos (1), Jessica Garcia (3), Ana Rodrigues e Maria Nunes (2).

Treinador: Agostinho Pinto.

Marcha do marcador: 7-14 (10 minutos), 21-40 (20), 34-57 (30) e 53-69 (final do jogo).

Assistência: cerca de 150 espetadores.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Basquetebol

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.