Europeu Sub-20 feminino: Portugal perde com Sérvia nos 'oitavos'

Desaire por 63-52 em Matosinhos

Portugal perdeu esta quarta-feira com a Sérvia 63-52, em jogo dos oitavos de final do grupo A do Europeu de sub-20 em basquetebol feminino, disputado em Matosinhos.

Depois da derrota com a Polónia no último jogo da fase de grupos, a seleção portuguesa somou o segundo desaire consecutivo e vai agora disputar com a Turquia uma posição entre os nono e 16.º lugares, não estando, para já, em perigo a manutenção na Divisão A.

Num primeiro período de domínio sérvio, a seleção portuguesa respondeu com um parcial de 6-0 à boa entrada do adversário e, durante alguns minutos, equilibrou o jogo, mas um parcial idêntico das balcânicas fê-las sair à frente ao cabo dos dez minutos iniciais.

Com os sete pontos apontados, a extremo Aleksandra Crvendakic fez a diferença.

No segundo período, imperou o nervosismo nas duas equipas, com as sérvias a não conseguirem fazer jogo interior em razão da melhor defesa lusa, mas com as postes portuguesas e não conseguirem compensar a superioridade no ressalto ofensivo com pontos.

O 24-22 com que se chegou ao intervalo premiava, ainda assim, a melhor capacidade defensiva portuguesa, em detrimento da falta de precisão debaixo do cesto.

Do intervalo, a equipa portuguesa não trouxe a mesma assertividade a defender e com o lançamento exterior das sérvias a começar a manifestar-se, a tão necessária vitória para a manutenção na Divisão A começava a fugir.

A calma que se impunha no derradeiro período para tentar anular a vantagem sérvia apenas se viu nos instantes iniciais, aproveitando a equipa adversária para ampliar a vantagem e confirmar o favoritismo com que iniciou o jogo.

No final do encontro, o selcionador nacional, Eugénio Rodrigues, fez um balanço negativo da atuação portuguesa. "Tivemos total incapacidade defensiva, não conseguimos condicionar absolutamente nada ao longo do encontro e a juntar a isso tomámos más opções ofensivas. Tivemos uma péssima percentagem de tiro, sobretudo dos três pontos. Espero que daqui para a frente as jogadoras estejam de cabeça limpa e esqueçam um pouco o sonho que tinham de chegar aos quartos de final."

Jogo no Pavilhão dos Congressos e Desportos de Matosinhos.

Portugal - Sérvia, 52-63.

Ao intervalo: 24-22.

Sob a arbitragem de Robert Lottermoser (Alemanha), Sergiy Chaiovskyy (Ucrânia) e Susana Gomez (Espanha), as equipas alinharam e marcaram:

- Portugal: Carolina Bernardeco (7), Maianca Umabano (2), Carolina Gonçalves (14), Chelsea Guimarães (8) e Maria Koustorkova (4). Jogaram ainda, Leonor Serralheiro (7), Simone Costa (4), Emília Ferreira, Isabel Costa (2) e Sofia Almeida(4).

Treinador: Eugénio Rodrigues.

- Sérvia: Snezana Biogicevic (9), Kristina Arsenic, Aleksandra Crvendakic (13), Julijana Vojinovic (9) e Jovana Gogic (14). Jogaram ainda, Bojana Stevanovic (2), Aleksandr Katanic (5), Jovana Subasic (10), Anja Spasojevic (1), Katarina Zec e Ana Ilic.

Treinador: Bulj Bogdan.

Marcha do marcador: 14-17 (primeiro período), 24-22 (intervalo), 33-40 (terceiro período) e 52-63 (quarto período).

Assistência: Cerca de 1.000 espetadores.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Basquetebol

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0