FC Porto derrotado em Antuérpia fica mais longe da 2.ª fase da FIBA European Cup

Dragões ainda conseguiram levar o jogo para prolongamento, mas cederam no tempo extra (72-79)

• Foto: Manuel Araújo

Uma derrota após prolongamento, por 79-72, em Antuérpia, comprometeu esta terça-feira a passagem do FC Porto à segunda fase da FIBA Europe Cup, em basquetebol.

O sonho dos 'dragões' durou até ao minuto 40, altura em que se registava um empate a 69 pontos. Mas, nos cinco minutos suplementares, os belgas foram mais fortes, ao registarem um parcial de 10-3.

Com quatro derrotas, o FC Porto continua na cauda da classificação do Grupo D, cuja 4.ª jornada se completa quarta-feira com o jogo entre os franceses do Nanterre e os húngaros do Sopron.

Os campeões nacionais bateram-se bem desde o início do jogo, nunca deixando a equipa belga ganhar sólidas vantagens no marcador.

Os 'triplos' do base Jeff Xavier e a capacidade de luta e de concretização do poste norte-americano Nick Washburn, no jogo interior, permitiram que o FC Porto equilibrasse sempre o jogo durante a primeira parte e que atingisse o intervalo a perder apenas por 4 pontos.

Alguns erros dos bases Jeff Xavier e Pedro Oliveira, os quais cometeram dois 'turnovers' sucessivos, afetaram a consistência coletiva da equipa portista.

A matriz da partida manteve-se durante toda a segunda parte, com as duas equipas a alternarem vantagens curtíssimas até ao termo do quarto período. Uma magnífica penetração para o cesto do extremo José Silva permitiu aos 'dragões' igualarem (69-69) e levarem a decisão para os cinco minutos extra do prolongamento.

Nesta fase crucial do embate, os belgas foram mais fortes e experientes. Um mau passe do base espanhol Ferran Ventura acabou de vez com o sonho dos portistas alcançarem o triunfo. Os 'dragões' voltaram a pagar uma elevada fatura pela sua inexperiência e por erros inadmissíveis para quem deseja atuar nos palcos europeus.

Destaques individuais, no FC Porto: o poste Nick Washburn, com um 'duplo-duplo' (12 pontos e 16 ressaltos) e para o base Ferran Ventura (17 pontos e quatro roubos de bola). No Antuérpia Giants pontificou o poste norte-americano Gavin Ware, que contabilizou 22 pontos e 15 ressaltos.

Na próxima ronda do Grupo D, o FC Porto regressa ao Dragão Caixa para defrontar os franceses do Nanterre, em partida agendada para as 21 horas de dia 16.

Jogo disputado na Lotto Arena, em Antuérpia (Bélgica)

Sob arbitragem de Ademir Zurapovic (Bielorússia), Mehmet Keseratar (Turquia) e Boris Krejic (Eslovénia), as equipas alinharam e marcaram:

Antuérpia Giants: Jason Clak (11), Michael Smith (6), Dimitrius Conger (17), Ryan Anderson (9) e Gavin Ware (22). Jogaram ainda: Leigh Enobakhare, Marius Mwendanga (6), Dorian Marchant (8) e Yoeri Schopen.
Treinador: Roel Moors.

FC Porto: André Bessa (4), João Gallina, José Silva (7), Miguel Miranda (7) e Nick Washburn (12). Jogaram ainda: Jeff Xavier (10), Pedro Bastos, Miguel Queiroz (2), Ferran Ventura (17), Sasa Borovnjak (13) e Pedro Oliveira.
Treinador: Moncho López.

Marcha do marcador: 19-17 (10 minutos), 34-30 (20); 48-49 (30), 69-69 (40) e 79-72 (final do jogo).

Assistência: cerca de 2.200 espetadores.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Basquetebol

Resultados

Todos os números da competição na época 2020/21

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.