FC Porto entra a perder na fase de acesso à Liga dos Campeões

Dragões derrotados pelos lituanos da Juventus de Utena (81-83)

• Foto: Manuel Araújo

O FC Porto entrou a perder na fase de acesso à Liga dos Campeões, ao ser derrotado, em casa, por dois pontos (81-83), pelos lituanos da Juventus de Utena.

Entrou bem o FC Porto na partida, com o jovem base Pedro Bastos a assumir a responsabilidade de atirar ao cesto, facto que o destacava como melhor marcador da equipa na primeira parte, com 13 pontos convertidos.

Muito ativos ofensivamente, os jogadores de Moncho López esbarravam contudo na simplicidade de processos da equipa lituana, que, com muitas assistências fáceis a proporcionar pontos em áreas perto do cesto, fugia no marcador a meio do segundo período.

Nervoso, o FC Porto abusava dos lançamentos da zona de três pontos, mas compensava com a entrega no ressalto ofensivo (12 na primeira parte). No entanto, cinco roubos de bola nesta fase do jogo por parte da Juventus de Utena, permitiram a vantagem dos lituanos no marcador, 41-48, a poucos minutos do intervalo.

A segunda parte arrancou com a equipa portuguesa algo desconcentrada, e duas faltas atacantes em três ataques deixaram os lituanos a dez pontos de diferença, 46-56. Mas, na maior diferença do jogo, o FC Porto aproveitou da melhor forma a primeira falta antidesportiva do base norte-americano da Juventos de Utena, A. Best.

Os 'dragões' reduziam a diferença no marcador, em sintonia com a entrada do base André Bessa, que acrescentava uma nova dinâmica à sua equipa e deixou o FC Porto na frente da partida, 66-64.

Uma nova falta antidesportiva de Best excluía o melhor marcador do encontro (18 pontos) e deixava algo confortáveis os portistas para os minutos finais do jogo. Mas quatro ataques consecutivos sem marcar deitaram por terra as ambições do FC Porto, que jogou, por motivos de lesão, quase todo o encontro sem o seu principal reforço, Jeff Xavier.

Um tripo de Ben Tinsley a dois segundos do apito final atenuou a derrota da equipa de Moncho López e reduziu para dois pontos a diferença que o FC Porto vai ter que anular no jogo da segunda mão na Lituânia, que se realiza na próxima quinta-feira.

Jogo disputado no Dragão Caixa, no Porto.

FC Porto - Juventus Utena, 81-83.

Ao intervalo: 44-49

Sob a arbitragem de Petar Obradovic (Bósnia) e Mehdi Difallah (França), as equipas alinharam:

- FC Porto: Nick Wasburn (15), João Gallina, Ben Tinsley (19), Jeff Xavier e Sasa Borovnjak (14) - cinco inicial. Jogaram ainda: Miguel Queiroz, Miguel Miranda (9), José Silva (2), André Bessa (3), Ferran Ventura (3), Pedro Bastos (16).

Treinador: Moncho López.

- Juventus Utena: J. Diggs (13), A. Urbutis (11), A. Best (18), V. Cepukaitis (9), V. Sulskis (11) - cinco inicial. Jogaram ainda: S. Parker (2), G. Sirutavicius (17), R. Jakstas (2).

Treinador: Antanas Sireika.

Marcha do marcador: 26-26 (1.º período), 44-49 (intervalo), 66-66 (3.º período) e 81-83 (final).

Assistência: Cerca de 800 espectadores.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Basquetebol

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.