FC Porto vai candidatar-se à nova Liga dos Campeões da FIBA

Anúncio feito pelo presidente da FPB

Manuel Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol

O FC Porto vai candidatar-se à participação na nova Liga dos Campeões organizada pela FIBA Europa, intitulada de Basketball Champions League e que pretende substituir a Euroliga criada pela ULEB.

"A federação já recebeu a informação de que o FC Porto pretende candidatar-se à participação na fase de pré-qualificação da Liga dos Campeões da FIBA. Estamos muito satisfeitos com esta decisão dos responsáveis portistas", revelou este sábado à agência Lusa o presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol.

Quanto ao Benfica, que perdeu o título para os portistas, a situação ainda não está clarificada: "Também gostaríamos que o Benfica mantivesse a aposta europeia, mas ainda não temos qualquer garantia. Mas, seria ótimo ter duas equipas nas provas europeias", considerou Manuel Fernandes.

O prazo para a entrega e formalização das candidaturas termina a 29 de junho.

"Ainda não tomámos uma decisão definitiva sobre a presença nas competições europeias de clubes organizadas pela FIBA. Estamos a ponderar vários fatores. Mas, defendemos o princípio de que deve ser o campeão nacional a assumir a participação europeia", disse este sábado Domingos Almeida Lima, vice-presidente responsável pelas modalidades do Benfica, clube que, segundo fonte do clube contatada pela Lusa, vai reduzir o orçamento destinado ao basquetebol.

O acesso à fase regular da nova Liga dos Campeões far-se-á através de um ciclo de qualificação constituído por duas pré-eliminatórias em que participarão um total de 32 clubes.

A fase de qualificação arranca nos primeiros dias de setembro. Mas, deste ciclo, só se apuram oito equipas, que se vão juntar às 24 que já garantiram a presença na Liga dos Campeões através do ranking europeu de clubes definido pela FIBA.

Neste patamar e devido a um ranking bastante adverso, Portugal não tem o direito desportivo de ter qualquer conjunto. Apenas pode entrar através das pré-eliminatórias, compostas por 32 equipas.

Neste ciclo de qualificação, as oito melhores têm acesso à Liga dos Campeões e as restantes 24 vão participar na segunda competição europeia de clubes sob a égide da FIBA e que mantém a designação de FIBA Europe Cup.

Trata-se de uma competição que, esta temporada, já registou as participações do Benfica e FC Porto.

Os 32 clubes que vão marcar presença na fase regular da nova Liga dos Campeões da FIBA recebem, à cabeça, um prize money de 100 mil euros.

Depois, as verbas vão aumentando consoante as equipas forem ultrapassando as diversas eliminatórias até à decisão da prova através de uma final four. Quem for campeão europeu embolsa 340 mil euros.

O montante global de prémios pagos pela FIBA Europa a mais de 4,4 milhões de euros.

Nas competições femininas de clubes, Portugal estará representado na Eurocup através da formação açoriana da União Sportiva, bicampeã nacional.

Por Lusa
1
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Basquetebol

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.