Histórico intruso no meio da elite

Esgueira (Proliga) é a grande novidade na Final 8 da Taça de Portugal que arranca hoje em Braga

• Foto: Movenotícias

O Esgueira apurou-se esta época pela primeira vez para a final 8 da Taça de Portugal e é assim o grande intruso da competição que começa hoje em Braga, cidade europeia do desporto. A equipa aveirense, que milita na Proliga, junta-se às restantes sete da Liga Placard (Benfica, FC Porto, Illiabum, CAB Madeira, Galitos, Elétrico e Terceira Basket).

É o regresso de um histórico da modalidade, depois de um período de algum relevo na antiga Liga Profissional, tendo mesmo conquistado a 9.ª edição da Taça da Liga em 1997/98 , vencendo numa final super emotiva, no Seixal, a Portugal Telecom, por 95-94, após prolongamento, com o cesto do triunfo a ser alcançado a 2 segundos do final, pelo norte-americano Jimmy Moore.

Hoje, a realidade do Esgueira é bem diferente. Sem esquecer os escalões de formação e para o setor feminino, a equipa aveirense liderada por Pedro Costa apurou-se para a 2.ª fase da Proliga e está na luta pela promoção à Liga Placard.

"O Esgueira é um histórico e que se encontra, de momento, num patamar inferior. É para nós um orgulho estar presente num ponto alto do basquetebol nacional. Encaramos com muita tranquilidade esta participação, preparando os jogos com a mesma seriedade como o fazemos sempre e tentar ser o mais competitivo possível", confessou o técnico Pedro Costa.

Agora, em Braga, o Esgueira vai manter o sonho defrontando amanhã os açorianos do Terceira Basket nos quartos-de-final. "Não tenho muito conhecimento do adversário. Vamos analisar a equipa, sabendo que nos vai criar problemas. Vamos tentar responder com as nossas armas, sem nunca nos entregar nem arranjar desculpas", prometeu.

Clássico aquece 'quartos'

Os quartos-de-final iniciam-se já hoje (CAB Madeira-Illiabum e Eléctrico-Galitos), mas o grande duelo da ronda disputa-se amanhã (21h), com o clássico entre Benfica e FC Porto, as duas equipas que têm dominado a modalidade nos últimos anos. As águias, que terminaram a primeira fase do campeonato no 1º lugar, conquistaram as últimas quatro edições da Taça de Portugal. Já os dragões não vencem desde 2011/12. 

Por Vítor Ventura
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Basquetebol

Notícias

Notícias Mais Vistas