Luta acesa para o playoff

Campeonato entra na fase final

• Foto: José Gageiro / Movephoto

A Oliveirense recebe hoje o Illiabum e, em caso de vitória, regressa à liderança da Liga Placard, ultrapassando o Benfica, que já cumpriu, com êxito no Barreiro frente ao Galitos FC, o seu jogo desta 20ª jornada. O campeão nacional apresenta-se como natural favorito. Contudo, vai defrontar uma equipa bastante moralizada, depois da vitória na última ronda sobre o FC Porto, equipa que hoje tem a possibilidade de se redimir ante os seus adeptos, na receção ao Esgueira.

Entretanto, o principal motivo de interesse no campeonato é saber quais são as equipas que completam o Grupo A – que garante desde logo a presença no playoff –, na 2ª fase da competição, em que Oliveirense, Benfica, FC Porto e Ovarense já têm os seus lugares assegurados. Após a jornada de hoje ficarão só a faltar duas rondas para terminar a 1ª fase (sexta-feira e domingo) e, nesta altura, há seis candidatos para apenas duas vagas: Lusitânia (5º), CAB Madeira (6º), Terceira Basket (7º), Esgueira (8º), Illiabum (9º) e V. Guimarães (10º).

Recorde-se que esta edição da Liga Placard tem um sistema competitivo diferente, face ao regresso do Sporting na próxima temporada. Assim, é apenas despromovida à Proliga a 12ª classificada no final da 2ª fase (Grupo B). Na próxima época participam 14 equipas, numa única fase regular a duas voltas, e descem à Proliga quatro formações (13º e 14º da fase regular e as duas vencidas no playout). Em 2020/21, a Liga Placard volta ao modelo atual, com 12 equipas e com duas fases.

Por Vítor Ventura
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Basquetebol

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.