Mundial-2002: Jugoslávia bate Argentina e sagra-se campeã

A Jugoslávia venceu hoje pela quinta vez o Campeonato do Mundo de Basquetebol masculino, ao vencer a Argentina, por 84-77, após prolongamento, na final da 14ª edição, disputada em Indianápolis, nos Estados Unidos.

No final da primeira parte, os jugoslavos, que revalidaram o título conquistado há quatro anos, ganhavam por 41-39 e no termo do tempo regulamentar registava-se uma igualdade a 75 pontos.

A selecção dos balcãs, vencedora também dos Mundiais de 1970, 1978 e 1990, disputou hoje a sua oitava final na competição, onde sobe pela décima vez ao pódio.

Com cinco títulos, três segundos lugares (1963, 1967 e 1974) e dois terceiros (1982 e 1986), a Jugoslávia é a equipa mais medalhada da competição, com dez troféus.

A extinta URSS (oito medalhas, três títulos) e a sua "sucessora" Rússia (duas vezes vice-campeã mundial) estiveram também, em conjunto, 10 vezes nos lugares de honra.

A formação jugoslava é ainda a actual campeã europeia e foi sexta nos últimos Jogos Olímpicos, em Sydney.

No encontro para o terceiro e quarto lugares, a Alemanha bateu a Nova Zelândia, por 117-95, conseguindo o seu melhor resultado de sempre no Campeonato do Mundo.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Basquetebol
Notícias
Notícias Mais Vistas