Onno Steger foi a "arma secreta" da turma de João Figueiredo, marcando 25 pontos do banco de suplentes
A Oliveirense bateu o FC Porto (83-78), este domingo, e conquistou a Taça Hugo dos Santos no Multiusos de Gondomar. A formação de João Figueiredo dominou a partida e sobrepôs-se aos dragões, que tinham vencido o Benfica no dia anterior.
O encontro até começou equilibrado, com o FC Porto a abdicar de vários ressaltos ofensivos para proteger a transição da Oliveirense, vencendo o parcial do 1º período (22-23). Contudo, a partir daí, tudo mudou. A batalha dos ressaltos foi perdida e a equipa de Fernando Sá começou, talvez, a ressentir-se do jogo de ontem diante das águias, que foi a prolongamento.
O jogo físico da Oliveirense impos-se sobre o FC Porto, que não teve sorte no lançamento e foi vítima de alguns lapsos de concentração, mesmo com Toney Douglas (24 pontos) a tentar carregar os azuis e brancos. Por outro lado Onno Steger, que até começou o jogo no banco, entrou muito bem e esteve a ferver durante o encontro todo (25 pontos).
Já na segunda parte, a Oliveirense manteve o ritmo e conseguiu manter também a vantagem, embora o 4º período tenha sido mais disputado e físico. Com o cansaço a atacar ambas as formações, Max Landis acabou por cometer a sexta falta num lance de disputa de bola, ficando fora do encontro. Com um dos principais lançadores de fora, o FC Porto ficou mais fraco da linha de triplo, altura em que Devyn Marble e Wesley Washpun começaram a falhar. Mesmo com uma tentativa de recuperação, a equipa de Oliveira de Azeméis também foi melhor nos lances livres, já com Phill Fayne a ter gasto todas as faltas, tal como Landis.
Triunfo para a Oliveirense, que vence a quinta Taça Hugo dos Santos da sua história e parte com vantagem psicológica para os playoffs, onde irá reencontrar a Ovarense, adversário que bateu nas meias-finais desta competição.
Minhotos vencem por 82-81 nos oitavos de final
Encontro dos oitavos de final da Taça de Portugal estava agendado para este sábado
Poste português com 9 pontos e 10 ressaltos no desaire em Milwaukee (116-101)
Todas as divisões e conferências
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam