Os cinco da Seleção ‘feitos’ no Barreiro

João Guerreiro, Pedro Pinto, Miguel Queiroz, José Silva e Stefan Djukic em estágio no Luso

• Foto: FPB

O Barreiro é uma cidade que ‘respira’ basquetebol e que na próxima época será representada na Liga Placard por dois clubes, Galitos e Barreirense, sendo este último historicamente o mais representativo da cidade, registando vários títulos nacionais, principalmente nos escalões de formação (além de dois seniores, tem 13 em sub-20; 6 em sub-18; 10 em sub-16 e 4 em sub-14), de onde saíram alguns dos melhores jogadores portugueses que integraram várias Seleções Nacionais.

É o caso da atual Seleção sénior, que está em estágio no Luso e onde encontramos cinco jogadores formados no Barreirense: Miguel Queiroz, José Silva, Pedro Pinto, João Guerreiro e Stefan Djukic. Isto sem esquecer o ausente, por lesão, Betinho Gomes.

"O Barreirense é um clube histórico, onde a formação sempre teve uma atenção especial e que colheu daí excelentes frutos. O Barreiro vive do basquetebol, tem pessoas competentes, é uma cidade onde surgem jovens com muita aptidão para a modalidade. São acompanhados por pessoas com muita personalidade e que gostam de ensinar", disse-nos Miguel Queiroz, poste do FC Porto.

O capitão da Seleção, José Silva, que ainda não anunciou o seu novo clube depois de abandonar o FC Porto, considera que o segredo do êxito passa pelos treinadores. "Há no Barreirense excelentes técnicos, desde o minibásquete até aos sub-20. Por outro lado, sempre existiram bons jogadores de formação no clube, e quando há um nível equilibrado na mesma equipa, consegue-se evoluir mais", salientou.

Nomes que fizeram história na cidade

No Barreirense e no Galitos há nomes que fizeram história na modalidade. No primeiro, Mike Plowden, Eugénio Silva, José Carlos Coelho, António Coelho e Joaquim Saiote integraram uma equipa liderada por Manuel Fernandes, atual presidente da FPB. Mais recentemente, Betinho Gomes, António Tavares, Diogo Carreira, Miguel Graça ou Manuel Sicó também deixaram a sua marca no clube, que é agora liderado por António Ferreira. Já Miguel Minhava, Alexandre Coelho e Tiago Raimundo jogaram no Galitos e também fizeram história no Barreirense.

Por Vítor Ventura
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Basquetebol

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0