Seleção Nacional com quebra fatal na segunda parte

Portugal chegou a liderar mas acaba derrotado pela Polónia na estreia da qualificação para o Europeu

• Foto: FIBA Europa

Portugal iniciou ontem a fase de qualificação para o Eurobasket’17 com uma derrota, em Wloclawek, frente à Polónia, por 83-57, em jogo referente ao Grupo D. No mesmo grupo, a Estónia, próximo adversário de Portugal (sábado, em Ovar), recebeu e venceu a Bielorrússia por 81-62.

O jogo de ontem frente à formação polaca era considerado o mais difícil desta fase de apuramento, tendo em conta o histórico entre as duas seleções – Portugal apenas venceu por uma vez, em 2010, por 85-84, em seis encontros –, mas a equipa nacional não se impressionou, nem com a estatura dos jogadores polacos nem com o ambiente da Arena Hala Mistrzóv (3.050 espectadores), e realizou uma boa primeira parte, nomeadamente no 2º período, em que chegou a liderar o marcador (28-27), após um lançamento de longa distância de Miguel Queiroz. Reagiu a Polónia e, depois de igualar (33-33), a 35 segundos do intervalo, acabou por chegar à vantagem já em cima da buzina dos 20 minutos.

A Seleção Nacional ainda manteve o jogo equilibrado nos primeiros três minutos do 3º período (46-44), mas acabou aí a resistência portuguesa. A Polónia foi mais coletiva e, principalmente, muito mais eficaz nos lançamentos de campo (61,4% conta 30% de Portugal). E uma das armas com que o conjunto de Mário Palma contava, os tiros de três pontos, também não funcionou, pois a equipa portuguesa concretizou apenas 10 em 42 tentativas .

O resultado deste ‘apagão’ foi um parcial de 48-24, sofrido nos segundos 20 minutos, e uma derrota num jogo em que Betinho brilhou com um duplo-duplo (18 pontos e 10 ressaltos).

Por Vítor Ventura
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Basquetebol

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.