Sub-20 perdem com a Roménia no Europeu

Terceira derrota em seis jogos (62-56)

• Foto: FPB

A seleção nacional sofreu este sábado, perante a Roménia, a sua terceira derrota (62-56) nos seis jogos já cumpridos na Divisão B do Europeu de basquetebol masculino de sub-20.

Um desaire que faz com que Portugal defronte este domingo, pelas 12;15, a República da Irlanda, naquela que é a derradeira contenda da competição que agora termina na cidade grega de Cálquida. Em causa está a luta pelo 11.º lugar da prova.

A partida ficou praticamente sentenciada durante a primeira parte, com os romenos a anotarem o dobro dos pontos (44-22) dos basquetebolistas nacionais, sem velocidade e capacidade de reação face à superioridade dos opositores.

Portugal imperou nitidamente na segunda parte, somou um parcial de 34-18, 'sufocou' os romenos na defesa, provocando 27 'turnovers' (perdas de bola sem lançamento).

Uma vantagem que, contudo, não foi suficiente para dar a volta ao jogo, até porque a Roménia continuou a deter um claro domínio na luta dos ressaltos (52/36).

Destaques individuais, na equipa lusa, para os bases Carlos Cardoso (18 pontos, seis roubos de bola, cinco ressaltos e três assistências) e Francisco Amiel (oito pontos, nove assistências, cinco ressaltos e três roubos de bola), jogadores que vincaram a diferença no jogo exterior.

Pela Roménia brilhou a grande altura o poste Emanuel Cate, o basquetebolista mais valioso do encontro com 17 pontos, 19 ressaltos e cinco desarmes de lançamento.

Jogo realizado no Tasos Kambouris Hall, em Cálquida.

Portugal-Roménia, 56-62.

Ao intervalo: 22-44.

Sob arbitragem de Borys Shulga (Ucrânia), Petar Denkovski (Macedónia) e Mykola Ambrosov (Ucrânia), as equipas alinharam e marcaram:

- Portugal: Francisco Amiel (8) Sérgio Silva (3) João Lucas, Diogo Araújo (11) e Ricardo Monteiro (4). Jogaram ainda: Bernardo Neves, Nuno Sá (10), Carlos Cardoso (18), Benvindo Mendes, Miguel Ferrão (2) e Jorge Pires.

Treinador: André Martins.

- Roménia: Marius Ciotlaus (5), Tudor Gheorghe (9), Nicolae Nicolescu (12), Bogdan Popa (11) e Emanuel Cate (17). Jogaram ainda: Dragos Gheorghe (4), Sebastian Ionescu (2), Ionel Petrache e Amadeo Casale (2).

Treinador: Razvan Cenean.

Marcha do marcador: 11-26 (10 minutos), 22-44 (20), 40-50 (30) e 56-62 (final do jogo).

Assistência: cerca de 120 espectadores.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Basquetebol

Notícias

Notícias Mais Vistas