Taça de Portugal: Galitos bate Terceira Basket rumo às 'meias'

Equipa da Proliga (2.º escalão) entrou bem mas não resistiu à turma do Barreiro

• Foto: Pedro Alves

O Galitos do Barreiro tornou-se na primeira equipa a apurar-se para as meias-finais da Taça de Portugal, ao bater o Terceira Basket por 65-49, no encontro inaugural da 'final a 8', que se disputa em Gondomar.

A equipa açoriana ainda conseguiu, a espaços, disfarçar a diferença existente entre as equipas da Liga e da Proliga (2.º escalão), mas acabou por não conseguir exercer o papel de 'tomba-gigantes'.

O Terceira Basket entrou com muito entusiasmo no jogo, mantendo o equilíbrio durante os primeiros 15 minutos, alternando uma defesa individual com um sistema zonal (2:3) que baralhou os jogadores do Barreiro.

Aliás, os primeiros cinco minutos do segundo período foram desastrosos, com ambos os conjuntos a não anotarem qualquer ponto nesta fase paupérrima em termos ofensivos.

Mas, bem impulsionado pelo excelente base canadiano Jarred Jackson, o Galitos logrou garantir a vantagem até ao intervalo, apesar de um estilo de jogo atípico.

Na segunda metade, o Galitos 'voou' para o sucesso e liquidou a resistência dos açorianos, apesar de continuar a mostrar pouca eficácia no lançamento exterior, com o Terceira Basket a nunca desistir de lutar pelo melhor resultado possível.

No último período, o poste Eki Viana fez a quinta falta, insultou os árbitros e foi expulso na sequência de duas faltas técnicas sucessivas. A 'revolta' do poste do conjunto açoriano apenas beneficiou o Galitos, que ficou com a tarefa mais facilitada até ao final.

Jackson, base do Galitos, acabou por ser o elemento mais valioso da contenda, ao somar 14 pontos, sete ressaltos, duas assistências e dois roubos de bola.

Jogo disputado no Pavilhão Multiusos de Gondomar

Galitos Barreiro-Terceira Basket, 65-49

Sob arbitragem de Hugo Antunes, Vítor Cardoso e Fábio Ferreira, as equipas alinharam e marcaram:

GALITOS BARREIRO - Jarred Jackson (14), Miguel Minhava (5), Jacques Conceição (10), Stephen Grosey (2) e Artur Castela (8). Jogaram ainda: Diogo Correia (11), Josimar Cardoso (3), Khyle Marshall (10), Tiago Valério e Rubinho Mendes (2).

Treinador: André Martins.

TERCEIRA BASKET - Luís Tomassi (2), Mohamed Camará (7), Bogdan Riznic (13), Fernando Ferreira (11) e Eki Viana (4). Jogaram ainda: Miguel Romão, Pedro Santos (8), Diogo Dias (2), Pedro Cardoso (2), João Teixeira e Vasco Pereira.

Treinador: Daniel Brandão.

Marcha do marcador: 16-13 (10 minutos), 26-17 (20), 46-31 (30) e 65-49 (final do jogo).

Assistência: cerca de 90 espectadores.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Basquetebol

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.