Oliveirense conquista o título nacional

Feito inédito selado em apenas três jogos diante do FC Porto

A carregar o vídeo ...

Com uma vitória clara e robusta no Dragão Caixa (93-69), diante do FC Porto, no terceiro jogo da final do playoff, a Oliveirense conquistou, pela primeira vez no seu historial, o título nacional de basquetebol. Um feito ímpar da formação de Oliveira de Azeméis que, sob a batuta de Norberto Alves, conseguiu uma época notável, com destaque para o percurso no playoff, fase em que não somou qualquer derrota.

Depois de perder as finais de 1996/97 (contra o FC Porto) e as de 2000/01, 2001/02 e 2002/03, (diante da já extinta equipa da Portugal Telecom), à quinta tentativa a Oliveirense chegou até ao título, tornando-se a 19.ª equipa a conseguir o estatuto de campeã nacional. O Benfica, com 27 conquistas, é o emblema mais titulado, seguido de FC Porto (12) e Sporting (8).

Apesar do favoritismo, aquando do arranque da temporada, pertencer a Benfica e FC Porto, a Oliveirense foi sempre um conjunto com qualidade e, aquando da segunda fase da temporada, já fechou à frente da concorrência.

Na final, a Oliveirense não se limitou a ganhar. Os números falam por si: triunfos caseiros por 83-70 e 94-83 e agora, no Porto, por esclarecedores 93-69. Ou seja: vitórias sempre acima dos 10 pontos, confirmando uma superioridade evidente neste duelo com os dragões. Aliás, durante toda a época, os portistas, comandados por Moncho Lopez, foram incapazes de derrotar a Oliveirense uma só vez... em oito jogos!

A formação de Norberto Alves, vencedora da fase regular, com 27 vitórias e cinco derrotas, já ganhava ao intervalo, neste terceiro embate, por 12 pontos (48-36) e no final do terceiro período por 20 (50-70), após uns 10 minutos iniciais equilibrados (17-17).

Arnett Hallman, com 24 pontos e sete ressaltos; José Barbosa, com 16 pontos e 10 assistências; James Ellisor, com 16 pontos; e João Balseiro, com 15, lideraram os novos campeões no jogo do título.

9
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Basquetebol

Resultados

Todos os números da competição na época 2020/21

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.