A Alemanha venceu a Turquia por 88-83 na final do EuroBasket, juntando o título europeu ao mundial, conquistado em 2023. Os germânicos - que eliminaram Portugal nos oitavos de final, num duelo onde a Seleção Nacional chegou a assustar - consolidam assim o estatuto de potência atual da modalidade, repetindo o triunfo de 1993 nesta prova.
Na final em Riga (Letónia), a Turquia foi para o intervalo na frente mas o conjunto de Alex Mumbrú deu a volta na segunda parte. Dennis Schröder, algo apagado durante a partida, assumiu papel fundamental com dois cestos no derradeiro minuto que selaram o triunfo alemão. O base terminou com 16 pontos e 12 assistências (e 6 turnovers) mas o destaque foi Isaac Bonga, com 20 pontos e 5 ressaltos, com Franz Wagner também em bom plano (18 pontos e 8 ressaltos).
Do lado da formação de Ergin Ataman, Alperen Sengun, possivelmente o melhor jogador do torneio, apontou 28 pontos mas falhou um cesto fácil que teria colocado a sua equipa na frente nos instantes finais. Cedi Osman (23 pontos, com 6 triplos) e Shane Larkin (13 pontos e 9 assistências) também se destacaram.
Schröder eleito MVP da competição
Dennis Schröder (Alemanha) foi eleito o MVP deste EuroBasket, entrando também no cinco ideal com Luka Doncic (Eslovénia), Franz Wagner (Alemanha), Giannis Antetokounmpo (Grécia) e Alperen Sengun (Turquia).
Triunfo dos germânicos por 88-83 no derradeiro encontro
Atuais campeões mundiais derrotaram a equipa sensação da prova por 98-86
Campeã mundial segue em frente na prova europeia
Poste com triplo-duplo na vitória sobre a Polónia
Brasileiro é um dos homens de confiança do treinador português em Old Trafford
Diogo Dalot vai falhar o dérbi de domingo
Triunfo por 1-0 frente ao Aktobe
Emblema de Atenas foi surpreendido frente ao modesto Kifisia e os adeptos não perdoaram a equipa no final
Sem opção de compra
Interrogatório do Benfica-Santa Clara