Fim do jogo, Portugal ganha e está nos 'oitavos' do EuroBasket! (65-68)
Que feito!!! Portugal venceu a Estónia por 68-65 e está nos oitavos de final do EuroBasket, onde deverá ter pela frente a Alemanha, atual campeã mundial, no sábado. A Seleção Nacional vai agora tentar superar a sua melhor qualificação de sempre na prova, o 9.º lugar em 2007 - então com a competição ainda num formato diferente.
Foi um triunfo arrancado a ferros, principalmente depois de Neemias Queta (15 pontos e 3 ressaltos em 22 minutos) ser excluído no terceiro quarto com duas faltas técnicas - primeiro por desentender-se com um adversário e depois por celebrar na cara de um oponente, quando este se preparava para repor a bola, atrasando ligeiramente a mesma. A Estónia passou para a frente logo de seguida mas a Seleção Nacional fez das fraquezas força (Daniel Relvão entrou com toda a garra), defendeu com unhas e dentes e, no ataque, começou a jogar de forma diferente, através de saídas bloqueadas a alimentar Rafael Lisboa, que foi fundamental com sete pontos no minuto final (um triplo e quatro lances livres) e que assim respondeu da melhor forma aos três triplos seguidos de Konontsuk. O jovem base luso terminou com 17 pontos e 5 assistências, assumindo-se cada vez mais como uma das principais figuras da Seleção. Nota também para o capitão Miguel Queiroz, com 10 pontos, 9 ressaltos e um roubo de bola a 5 segundos do fim sobre Kullamae que segurou a conquista.
Portugal esteve a perder por 10, chegou a estar a ganhar por 7, permitiu a reviravolta a 40 segundos do fim (65-64) mas acabou a ganhar, silenciando a maioria dos adeptos estónios no Arena Riga.
Portugal termina assim o grupo A em quarto lugar, com duas vitórias, tantas quanto as que alcançou em 2007. Mas o sonho ainda não acabou...
Por: João Socorro Viegas