Triunfo por 89-75 em jogo da 3.ª jornada
A Estónia dominou hoje a República Checa (89-75), no primeiro encontro da terceira jornada do Grupo A do EuroBasket'2025, em Riga, mostrando ser candidata ao apuramento para os oitavos de final.
Depois da derrota a abrir por 34 pontos (64-98) face à Sérvia, os estónios só perderam por dois (70-72) com a coanfitriã Letónia, num jogo que só não ganharam porque, entre o terceiro e o quarto período, estiveram mais de 10 minutos sem marcar qualquer ponto, e, um dia depois, responderam com brilhantismo face aos checos.
A jogar em 'casa', num pavilhão lotado e completamente 'vestido' de azul, ambiente similar ao que Portugal vai apanhar na quarta-feira, a Estónia acabou o primeiro quarto na frente (23-19) e ao intervalo já vencia por 18 pontos (54-36).
No terceiro período, a diferença chegou aos 29 pontos (71-42) e era ainda de 23 (77-54) no final, com os últimos 10 minutos a serem de festa total para os estónios, apesar do parcial claramente negativo (12-21).
Kristian Kullamae, com 16 pontos, sete ressaltos e sete assistências, liderou os estónios, secundado por Henri Drell, com 15 pontos, e Janari Joesaar, com 10 pontos, oito ressaltos e quatro assistências.
Com este resultado, a Estónia, que perdeu por lesão Siim-Sander Vene, tem um triunfo, como Portugal e a Letónia, que jogam ainda hoje, face às 100% vitoriosa Turquia e Sérvia, respetivamente.
A formação das 'quinas' venceu a República Checa a abrir (62-50), antes de perder com a Sérvia (69-80), enquanto a Letónia estreou-se a perder, com a Turquia (73-93), e depois superou os letões (72-70), num embate 'eletrizante'.
Na segunda-feira, Portugal 'mede forças' com a Letónia, pelas 18:00 locais (16:00 em Lisboa), e, na quarta-feira, na quinta e última jornada do Grupo A, defronta a Estónia, pelas 14:45 (12:45), num embate que tudo pode decidir.
Os quatro primeiros classificados dos quatro grupos da primeira fase qualificam-se para os oitavos de final, sendo que, em caso de igualdade pontual, é o confronto direto a decidir.
Turma do país vizinho escreveu a pior participação da sua história
Astro dos Celtics saiu após 2 faltas técnicas, mas linces uniram-se e estão nos ‘oitavos’
Duelo está marcado para sábado
Foi o melhor marcador diante da Estónia e também o autor dos pontos decisivos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes