Poste português brilhou frente à Rep. Checa e já encara duelo com a Sérvia de Jokic no EuroBasket
Neemias Queta admitiu que "é sempre bom começar com uma vitória" no EuroBasket. Depois do triunfo sobre a República Checa, por 62-50, foi trazido à baila o anterior sucesso da Seleção Nacional na prova, ainda em 2007, quando esta geração ainda longe de despontar.
"Nessa altura eu ainda não era jogador, era muito jovem, por isso é uma grande sensação para todos. Não estamos muito eufóricos, cada jogo é uma final e essa é a mentalidade", começou por dizer o jogador dos Boston Celtics, que gerou naturalmente muita atenção na conferência de imprensa, sendo até questionado sobre quão popular é o basquetebol em Portugal e se é reconhecido nas ruas.
"É um bom momento para o basquetebol português, que é um país de futebol. Mas estamos a lutar pelo nosso lugar. Sou reconhecido, até porque não passo facilmente despercebido (risos). Vejo muito amor das pessoas e adoro estar em Portugal, tentando devolver à comunidade", vincou.
Relacionadas
A Seleção Nacional sofreu apenas 50 pontos e Neemias brilhou com quatro desarmes de lançamento, a que juntou 23 pontos e 18 ressaltos. Um aspeto que se revelou fundamental para o desfecho. "A defesa é onde tentamos levar a melhor. Não teremos sempre jogos perfeitos ofensivamente, por isso temos de colocar o tom na defesa, sendo físicos. Isso vai ajudar-nos a chegar ao passo seguinte. Protegemos bem o cesto e o perímetro também. Temos de criar problemas aos ataques opostos."
Segue-se a Sérvia na sexta-feira, num duelo com os vice-campeões mundiais e medalha de bronze dos últimos Jogos Olímpicos, liderados por Nikola Jokic. E Neemias deixa o aviso: "vai ser uma boa oportunidade defrontar um dos melhores postes do mundo, não será fácil mas estaremos à altura. Tentaremos fazer o nosso melhor e não pensar em demasia neles, eles também têm de pensar em nós."
Triunfo dos germânicos por 88-83 no derradeiro encontro
Atuais campeões mundiais derrotaram a equipa sensação da prova por 98-86
Campeã mundial segue em frente na prova europeia
Poste com triplo-duplo na vitória sobre a Polónia
Luís Godinho (AF Évora) e Catarina Campos (AF Lisboa) foram os árbitros galardoados
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS