PORTUGAL-ESPANHA, 73-87

Apesar de todas as esperadas dificuldades, Portugal fez uma exibição muito interessante diante dos atuais campeões europeu. Perdeu, como se esperava, mas não da forma que se temia. Ganhar jogos no Eur

PORTUGAL-ESPANHA, em direto
PORTUGAL-ESPANHA, em direto
PORTUGAL-ESPANHA, em direto
PORTUGAL-ESPANHA, em direto
PORTUGAL-ESPANHA, em direto
PORTUGAL-ESPANHA, em direto
PORTUGAL-ESPANHA, em direto
PORTUGAL-ESPANHA, em direto
PORTUGAL-ESPANHA, em direto

Sob arbitragem do trio constituído por Robert Vyklicky (Rep. Checa), Petar Obradovic (Bósnia) e Miroslav Tomov (Bulgária), as equipas alinharam e marcaram:

PORTUGAL (73) - Filipe da Silva (2 pontos), Carlos Andrade (11), João Santos (9), Miguel Miranda (13) e Elvis Évora (6). Jogaram ainda Miguel Minhava (2), José Costa (3), José Silva (0), Cláudio Fonseca (4), António Tavares (17) e Marco Gonçalves (6).

Treinador: Mário Palma

ESPANHA (87) - Calderon (7), Navarro (17), Rudy Fernandez (9), Pau Gasol (20) e Marc Gasol (10). Jogaram ainda Rubio (5), Reyes (10), Claver (0), San Emetério (1), Llull (2), Ibaha (4) e Sada (2).

Treinador: Sergio Scariolo.

Parciais: 16-26; 20-27; 16-24 e 21-10)

----------------------------

- Termina a partida. Portugal perde 73-87, mas faz uma exibição de nível, incomparavelmente melhor do que na véspera com a Turquia. Mantendo esta linha, o sonho de ganhar jogos no Europeu é legítimo.

- Marco marca após "tapinha" a lançamento de Minhava. E de seguida, João Santos converte de longe (73-87).

- Portugal quebra um pouco, mas continua globalmente a realizar uma exibição interessante (68-87).

- Já se jogam os derradeiros 5 minutos. Portugal a jogar de forma interessante, perante uma das melhores equipas do Mundo.

- Tavares soma e segue. Totaliza 17 pontos. Como foi possível ter estado tanto tempo ausente da Seleção? Portugal está num bom momento e reduz para 66-83.

- Tavares conclui um contra-ataque, após assistência de campo a campo de Miguel Minhava (64-83).

- Triplo para Carlos Andrade (62-80).

- Carlos Andrade marca de fora e Portugal reduz para uma desvantagem de 20 pontos (59-79).

- Miguel Miranda converte o seu quatro triplo em nove oportunidades e também já vai com 13 pontos (57-79).

- Boa circulação de bola no ataque português, com Cláudio a marcar debaixo do cesto contrário (54-77).

- Termina o terceiro período, com a Espanha a liderar 77-52.

- Tavares continua a ser o melhor elemento da equipa nacional. E já vai com 13 pontos, sendo o único na casa das dezenas (52-73).

- Cláudio Fonseca converte um lance-livre, Portugal recupera a posse de bola, mas falha a tentativa de triplo (50-71).

- Portugal experimenta uma defesa zona, aproveitando o facto de Navarro estar a descansar. Recupera uma bola e no ataque seguinte, acerta de longe por Miguel Miranda (49-69).

- Tavares continua muito sólido e agressivo no jogo. Ganha uma falta e acerta os dois lances-livres (46-69).

- Afundanço para Marc Gasol, após bonita assistência de Rudy Fernandez.

- Navarro continua de pontaria afinada. E Pau Gasol a marcar de todo o lado. A Espanha passa a fasquia dos 20 pontos de vantagem (67-44).

- Miguel Miranda também converte de longe (44-62).

- Navarro vai com 4 triplos certeiros em 6 tentativas...

- Boa assistência de João Santos para cesto fácil de Elvis Évora.

- Depois de ouvir das boas do técnico Mário Palma, um dos árbitros, no lance seguinte, marca falta anti-desportiva a Marc Gasol...

- Filipe da Silva faz os seus primeiros pontos na partida.

- Começa a segunda parte e, para não variar, Pau Gasol soma e segue...

- Termina a primeira parte, com a Espanha a vencer tranquilamente por 53-36. Ainda assim, Portugal tem tido momentos interessantes no ataque. Porém, a defender é tudo muito difícil. E nem se pode falar em muitos erros próprios, os espanhóis é que estão num dia de grande eficácia. E quem tem gente como Pau Gasol... pode sonhar com todos os títulos.

- Pau Gasol segue impressionante: 16 pontos e 5 ressaltos (34-49).

- Carlos Andrade marca um triplo (34-47).

- Bela assistência de José Costa para cesto fácil de Marco Gonçalves (30-47).

- Elvis já tem 3 faltas. Tentar parar as investidas de Pau Gasol é uma tarefa complicada...

- Ao assumir um tipo de jogo "olhos nos olhos", parece que Portugal vai marcar mais pontos do que seria de esperar. Contudo, o reverso da medalha pode ser penoso: a Espanha vai com média para mais de 100 pontos!

- José Costa acerta um "triplo" do meio da rua. Portugal está na sua melhor fase (28-37)

- Tavares está endiabrado e já vai com 9 pontos. Segurar Pau Gasol é que parece ser impossível (25-37).

- Tavares também marca dois "tiros" livres e Portugal consegue encurtar distâncias (23.35).

- João Santos sofre falta em ato de lançamento e aproveita da linha de lance-livre (21-35).

- A profundidade da equipa espanhola é tremenda. Feliz do treinador que pode ir mexendo e tudo continua a funcionar sobre rodas...

- A Seleção Nacional não se está a dar bem com o jogo bastante físico dos espanhóis que, para complicar ainda mais o cenário, tem contado com a "colaboração" dos árbitros. O banco português protesta e sofre uma falta técnica.

- Ibaka não dá descanso aos ressaltadores portugueses. A Espanha que já era "só" uma das melhores equipas mundiais ainda logrou "descobrir" este "reforço"...

- Miguel Minhava marca os primeiros pontos do segundo parcial. Portugal ofensivamente está bem melhor do que no embate de estreia.

- A Espanha vem mais concentrada do desconto de tempo e não permite mais pontos a Portugal até ao termo do período (16-26). Pelo meio, Cláudio Fonseca falha dois lançamentos de marcação obrigatória.

- Sergio Scariolo não aprecia a ligeira recuperação portuguesa e solicita tempo de desconto quando restam jogar 1.55 minutos no período inicial.

- Tavares entra cheio de confiança e faz 5 pontos consecutivos. Cláudio Fonseca também já está em campo. Complicado é parar as iniciativas atacantes dos espanhóis (16-23).

- Mário Palma lança António Tavares e Miguel Minhava para tentar controlar melhor a posse de bola, mas a verdade é que os problemas aumentam com o passar dos minutos. O jogo interior dos espanhóis é demolidor.

- Portugal procura equilibrar o jogo e até está a lançar do que na véspera. Porém já cometeu 4 "turnovers". A Espanha, como sempre, aproveita todos os erros alheios e já tem 9 pontos de avanço (20-11).

- A Espanha começa a mostrar a sua tremenda capacidade e passa para a frente. Navarro está inspirado nos "tiros" longos.

- Miguel Miranda, com um triplo, abre o marcador.

- A Espanha arranca com o seu cinco com experiência NBA: Calderon, Navarro, Rudy Fernandez, Marc e Pau Gasol.

- Portugal começa com Filipe da Silva, Carlos Andrade, João Santos, Miguel Miranda e Elvis Évora.

---------------------------------

A título de curiosidade, diga-se ainda que o letão Blums foi o melhor marcador (32 pontos), o sérvio Teodosic distribuiu o maior número de assistências (8), o russo Kirilenko liderou nas bolas recuperdas (4) e o turco Asik nos desarmes de lançamento (4).

Olhando para os dados estatísticos da primeira jornada, conclui-se que o elemento em maior destaque na formação espanhola foi Pau Gasol que, em 30 minutos, contabilizou 29 pontos e 7 ressaltos. Do lado português, Elvis Évora foi a figura, com um "duplo-duplo" (7 na ronda) de 12 pontos e outros tantos ressaltos. Com uma dúzia de bolas recuperadas nas tabelas, o poste do Benfica foi o segundo melhor ressaltador da ronda, apenas suplantado pelo montenegrino Dasic com 16. Se analisarmos apenas para os ressaltos ofensivos, Elvis foi o "rei" juntamente com o grego Calathes, com 6.

Em Sevilha, durante o Europeu de 2007, então logo na ronda inaugural, a Espanha levou de vencida Portugal por 82-56. Cinco dos portugueses presentes na atual edição do Europeu (Filipe da Silva, Miguel Minhava, João Santos, Miguel Miranda e Elvis Évora) estiveram em ação nesse embate.

Os irmãos Gasol, Navarro, Calderon, Rudy Fernandez, Reyes, Rubio e a nova "aquisição" Serge Ibaka fazem com que a Espanha seja um opositor que assusta qualquer equipa. Portugal sabe isso bem e, claro, tem de ser corajoso para fazer frente à segunda colocada do "ranking" mundial.

Embora não tenha brilhado no seu primeiro embate na cidade de Panevézys (triunfo desnecessariamente sofrido por 83-78 face à Polónia), a Espanha é mais do que favorita perante Portugal. A questão, realisticamente, não é discutir quem vai ganhar, mas sim tentar adivinhar qual a diferença pontual entre as duas equipas.

Se ostentar o título de campeão da Europa é, por si só, um ótimo cartão de visita para os nossos vizinhos ibéricos, convém acrescentar que, com a natural excepção dos lituanos, praticamente todos os estrangeiros (jornalistas, treinadores, jogadores e adeptos) presentes nesta competição consideram a Espanha a equipa mais forte e, consequentemente, aquela que reúne mais condições para vencer a prova.

Depois da derrota na estreia (59-76) diante da Turquia, atual vice-campeã mundial, Portugal defronta esta quinta-feira, na segunda jornada do Grupo A do Eurobasket, a Espanha, nação detentora do troféu. Por outras palavras, vem aí mais uma missão complicadíssima para a formação comandada por Mário Palma.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Eurobasket
Notícias
Notícias Mais Vistas