Fim do jogo (62-78): o resumo do encontro
Portugal perdeu (62-78) com a Letónia, em jogo da 4.ª jornada do grupo A do EuroBasket, mas mantém intactas as esperanças em atingir o seu grande objetivo: os oitavos de final. Para tal, será necessário bater a Estónia na 'final' de quarta-feira, num duelo de tudo ou nada. Hoje, porém, a Seleção Nacional foi suplantada por um adversário com outros argumentos e que, ainda por cima, joga em casa. Num Arena Riga entusiasta, Portugal entrou mal mas reergueu-se e acabou bem o primeiro quarto, a perder por apenas dois pontos (21-23). O pior veio no segundo quarto. Kristaps Porzingis, que até este encontro estava 0-13 em triplos na competição, hoje resolveu acertar e marcou cinco - todos na primeira parte - alguns deles praticamente de meio-campo. Com a sua estrela e toda a restante equipa a lançar muito bem de fora, os letões cavaram um parcial de 27-7 no segundo quarto e praticamente sentenciaram. Portugal evidenciou as habituais dificuldades ofensivas e defensivamente esteve perante um adversário que ao intervalo tinha 11 triplos e percentagem de acerto de 52%! O poste dos Atlanta Hawks, ex-colega de Neemias nos Boston Celtics, acabaria com 21 pontos (17 ao intervalo), 9 ressaltos e 3 assistências.
E por falar em Neemias, o craque português subiu o nível e também realizou mais uma boa exibição, terminando com 16 pontos e 7 ressaltos em apenas 18 minutos de utilização, colocando problemas a Porzingis na tabela ofensiva. Só que faltava ajuda a 'Quetão', pois Travante e Diogo Brito estavam discretos. E eis que Rafael Lisboa, sempre forte a combinar com Neemias, surgiu inspirado no tiro exterior, com 3 dos 7 triplos de Portugal para um total de 17 pontos e ainda 4 assistências.
Mesmo sem Neemias no último quarto, a descansar para o último jogo, e com a Letónia a desligar, Portugal aproximou-se, chegou a estar a 12 mas o conjunto dos bálticos soube segurar a vantagem.