Record

Portugal vence no Luxemburgo e está na segunda ronda de qualificação do Eurobasket 2021

Vitória indiscutível da Seleção Nacional por 80-58

• Foto: Fernando Ferreira/arquivo
Uma vitória indiscutível sobre o Luxemburgo por 80-58 qualificou hoje a seleção portuguesa de basquetebol para a segunda ronda de qualificação do Eurobasket 2021.

Portugal protagonizou uma entrada promissora na partida, com uma boa defesa e com uma eficaz proteção na luta das tabelas, terminando ao fim do primeiro período com uma vantagem de 16 pontos (27-11).

A turma das quinas conseguiu manter a sua supremacia até ao intervalo, contando com a mestria do base José Barbosa na gestão e organização do jogo ofensivo, no qual os extremos João Gomes e Fábio Lima eram os jogadores mais eficazes.

O conjunto nacional reagiu bem à tentativa de recuperação do Luxemburgo no terceiro período, o momento do jogo em que os jogadores luxemburgueses, bem 'acantonados' numa defesa zona 2:3, conseguiram manietar as ações atacantes de Portugal.

No quarto e último período Portugal voltou a evidenciar uma nítida superioridade, abrindo o parcial com dois triplos consecutivos de Tomás Barroso e Fábio Lima.

João Gomes (16 pontos, 12 ressaltos e cinco assistências) acabou por ser o Jogador Mais Valioso (MVP) de Portugal e da contenda, impondo a sua grande qualidade e experiência,

O basquetebolista natural de Cabo Verde, mas naturalizado português, foi muito bem acompanhado pelo extremo Fábio Lima (11 pontos e dois ressaltos), e pelo base Tomás Barroso, que contabilizou 17 pontos, três ressaltos e cinco triplos convertidos em oito tentativas.

No aspeto coletivo, é de salientar o facto de Portugal ter dominado a luta dos ressaltos (52/33) e de ter sido bem mais eficaz na concretização de lançamentos triplos, com uma boa percentagem de 44,4 por cento (16/36), contra apenas 20,8 por cento (5/24 dos jogadores adversários.

Este ciclo termina já no dia 1 de julho com o duelo Chipre-Luxemburgo, em Nicósia, o último jogo do grupo C da fase de pré-qualificação do Eurobasket2021, com Portugal a manter o comando da série, com sete pontos.

Jogo realizado no Centro Nacional dos Desportos, no Luxemburgo.

Luxemburgo-Portugal: 58-80.

Ao intervalo: 30-48.

Sob arbitragem de Sigmundur Herbertsson (Islândia), Anthonie Sinterniklaas (Holanda) e Pavel Fuska (Eslováquia), as equipas alinharam e marcaram:

Luxemburgo: Thomas Grun (2), Alex Laurent (11), Bob Melcher (10), Oliver Vujakovic (13) e Raul Birenbaum. Jogaram ainda: Philippe Gutenkauft (10), Jairo Delgado, Dean Gindt (8), Joe Kalmes, Alex Rodenbourg (4), Ben Kovac e Philippe Arendt.
Treinador: Ken Diederich.

Portugal: José Barbosa (3), José Silva (8), João Soares (9), João Gomes (16) e Cláudio Fonseca (8). Jogaram ainda: Tomás Barroso (17), Fábio Lima (11), Pedro Pinto, Miguel Queiroz (4), João Guerreiro (2), Miguel Cardoso e Stefan Djukic (2).
Treinador: Mário Gomes.

Marcha do marcador: 11-27 (10 minutos), 30-48 (20), 47-56 (30) e 58-80 (final do jogo).

Assistência: cerca de 1.900 espetadores.
Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Eurobasket

Notícias

Notícias Mais Vistas

M