Seis estreantes na lista para a terceira ronda de qualificação do Eurobasket'2021

Divulgação da convocatória final está marcada para o próximo dia 24

Mário Gomes
Mário Gomes • Foto: Ricardo Nascimento

O selecionador português, Mário Gomes, revelou esta sexta-feira a convocatória para a terceira ronda de qualificação do Eurobasket'2021, na qual se destacam seis jogadores à procura da estreia e a ausência provisória de elementos de Benfica e Oliveirense.

Com a concentração da equipa para os trabalhos da seleção agendada para 07 de julho, na Póvoa de Varzim, e a última data possível da final da Liga portuguesa de basquetebol (LPB) marcada para 20 de junho, o técnico optou por não integrar agora nenhum jogador dos finalistas do campeonato.

Assim, está marcada para 24 de junho a divulgação da convocatória final, com possíveis saídas do atual lote e a chamada de elementos dos finalistas.

"Temos uma condicionante, que é a final da LPB. Na altura em que o calendário da LPB foi feito esta prova não estava calendarizada para estas datas. Os jogadores têm de ter férias e mesmo alguns não vão ter o período normal que deviam ter. Seria desejável prepararmo-nos com mais tempo, mas não é possível. Não adianta chorar sobre o leite derramado, são as condições que temos", admitiu Mário Gomes.

As primeiras duas semanas decorrem na Póvoa de Varzim, mudando-se a seleção depois para Oliveira de Azeméis.

Na conferência de imprensa realizada na sede da Federação, em Lisboa, o selecionador explicou que os possíveis convocados dos dois finalistas do campeonato juntam-se, assim, uma semana depois do arranque dos trabalhos e justificou a ausência entre os eleitos de Neemias Queta, que espreita a entrada na NBA.

"Desde que eu e o Nuno Manaia estivemos com o Neemias Queta e com quem o acompanha nos Estados Unidos, soubemos que ele não poderia estar dois meses e meio ou mais em Portugal para representar os sub-20 e os seniores. Com o desenvolvimento da situação, a única solução é ele representar os sub-20 no Europeu", notou.

Portugal vai disputar o Grupo H da terceira ronda de pré-qualificação para o Eurobasket2021 frente às seleções da Suíça e da Islândia, entre 03 e 21 de agosto. A 'poule' será disputada a seis jogos, num sistema de jogos em casa e fora, no qual só o primeiro classificado irá entrar para o lote de 32 seleções presentes no Europeu.

Os 14 convocados:

Bases: Carlos Cardoso (Vitória de Guimarães), Diogo Gameiro (CAB Madeira), Diogo Ventura (Galitos), Pedro Bastos (FC Porto), Pedro Pinto (FC Porto) e Pedro Catarino (Lusitânia).

Extremos: Diogo Araújo (FC Porto), João Soares (FC Porto), Miguel Queiroz (FC Porto), João Torrié (Illiabum), Jeremiah Wilson (Nantes) e João Grosso (Ovarense).

Postes: Stefan Djukic (Imortal) e Ricardo Monteiro (Vitória de Guimarães).

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Eurobasket

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.