Os Boston Celtics, campeões da Liga Norte-americana de Basquetebol (NBA) e nos quais alinha o poste português Neemias Queta, começam no domingo a defender o título, ao receberem os Orlando Magic, provenientes do play-in.
Os Celtics terminaram em segundo lugar na Conferência Este, atrás dos Cleveland Cavaliers, com um registo de 61 vitórias e 21 derrotas, que também é inferior ao dos Oklahoma City Thunder, vencedores da Conferência Oeste e melhor equipa da fase regular, com 68 triunfos e 14 desaires.
A equipa de Boston, recordista de títulos, com 18 conquistados, até nem teve um desempenho muito inferior ao da época passada, na qual foi a mais eficaz da fase regular de forma destacada, com 64 vitórias, mais sete do que os Thunder e os Denver Nuggets, mas a concorrência parece ter aumentado o nível.
Queta, de 25 anos, que está a cumprir a quarta temporada na NBA, e segunda nos Celtics, contribuiu com médias de 5,0 pontos, 3,8 ressaltos, 0,7 desarmes de lançamento, 0,7 assistências e 0,3 roubos de bola, em 13,9 minutos.
O poste internacional português até baixou ligeiramente as médias relativamente à época anterior, mas isso talvez encontre justificação no fato de ter tido bastante mais tempo de utilização, com 62 jogos e 863 minutos, contra 28 e 333 em 2023/24.
Cleveland Cavaliers e Oklahoma City Thunder são, precisamente, as únicas equipas que ainda não conhecem os adversários nos play-offs, o que apenas acontecerá quando terminarem os play-in.
Atlanta Hakws, derrotados na terça-feira pelos Magic, vão defrontar o vencedor do jogo Chicago Bulls-Miami Heat para definir o adversário dos Cavaliers, enquanto os Thunder terão pela frente a formação que prevalecer no duelo entre Memphis Grizzlies e o vencedor da partida Sacramento Kings-Dallas Mavericks.
Os Los Angeles Lakers, a segunda equipa com mais títulos de campeão da NBA, com 17 conquistados, vai defrontar os Minnesota Timberwolves na primeira ronda dos playoff, que se iniciam no sábado e serão disputados à melhor de sete jogos.
Os confrontos Indiana Pacers-Milwaukee Bucks, New York Knicks-Detroit Pistons, Denver Nuggets-Los Angeles Clippers e Houston Rockets-Golden State Warriors completam o quadro da fase de luta pelo título do mais importante campeonato de basquetebol do mundo.
Por LusaPoste dos Boston Celtics era apontado como um dos possíveis nomeados
Português jogou apenas 15 minutos mas acertou todos os lançamentos de campo
Los Angeles ganhou por 107-98 na receção aos Houston Rockets
Reta final do melhor campeonato de basquetebol do mundo
Triunfo tranquilo por 4-0 frente ao Al Wasl de Rui Vitória
Holandeses e italianos ficaram sem representantes nas provas europeias
Juiz português envolto em polémica na sequência de um lance com um ex-Benfica, no duelo entre Estrasburgo e Mainz
Rui Costa protagonizara momento naquele espaço antes do início do dérbi entre Sporting e Benfica
Treinador português do Al Wasl deixa elogios ao adversário na Champions 2 da Ásia mas quer avançar para as 'meias'
FAR Rabat vai disputar trofu frente ao Mamelodi Sundowns, de Miguel Cardoso