Transferência bombástica à vista na NBA? Os possíveis cenários para Giannis Antetokounmpo

Futuro de Giannis Antetokounmpo, que se lesionou ontem, está em dúvida
• Foto: AP

A notícia de que Giannis Antetokounmpo e o seu agente iniciaram conversações com os Milwaukee Bucks para aferir sobre o futuro do extremo/poste - passe ele pela continuidade ou saída - está a gerar ondas de choque na NBA. Desde que foi campeão em 2021, foram várias as vezes que o internacional grego manifestou o seu descontentamento com o rumo da equipa, mesmo que o 'front office' tenha, nas últimas temporadas, tentado dar reforços de peso ao 'greek freak' para que o franchise pudesse voltar aos altos voos. Só que o mau arranque de época - o conjunto tem 10 vitórias e 13 derrotas, ocupando o 10.º lugar da Conferência Este - acionou os alarmes e pode levar ao fim de uma era gloriosa de Giannis nos Bucks.

Durante o dia de ontem, circulou também a notícia de que Giannis teria apagado praticamente todas as suas publicações relacionadas com a equipa no Instagram, com exceção dos festejos do título em 2021 e da NBA Cup em 2024. Efetivamente, apenas estão lá somente essas duas fotografias mas a ESPN consultou uma fonte próxima do jogador que garantiu que essa 'limpeza' aconteceu, mas há várias semanas. Um dia que ficou também marcado pela lesão do jogador helénico, que atuou apenas três minutos diante dos Detroit Pistons e saiu com um estiramento muscular que o vai deixar fora dos pavilhões durante duas a quatro semanas...

PUB

Entre passado apagado (ou não) e mazelas, o que é certo é que muitas equipas já estarão certamente a perfilar-se e a fazer contas para receber aquele que é um dos jogadores mais dominantes da história recente da NBA e que esta época leva, aos 30 anos, médias sensacionais de 28.9 pontos, 10.1 ressaltos e 6.1 assistências por jogo. A estação norte-americana colocou em cima da mesma cinco potenciais destinos em caso de transferência, uns mais realizáveis do que outros, tendo em atenção um fator importante: Giannis ficará elegível, a partir de outubro do próximo ano, para assinar um novo contrato de quatro anos no valor de 236 milhões de euros, o que significa que um eventual interessado terá de ter algumas garantias de que o jogador ficaria nessa nova equipa, sob pena de o esforço ter sido em vão (a título de exemplo, sacrificar muitas escolhas de draft ou dar alguns dos principais jogadores). O seu atual vínculo com Milwaukee dura até 2027/28 sendo esta última época 'player option', ou seja, o jogador é que decide se fica ou sai. A data limite para transferências é 5 de fevereiro. Veja em baixo os cenários traçados pela ESPN:

ATLANTA

Hawks recebem:
- Giannis Antetokounmpo
- Cole Anthony

PUB

Bucks recebem:
- Trae Young
- Zaccharie Risacher
- Escolhas de primeira ronda do draft de 2026, 2027, 2029 e 2031

Atlanta dificilmente libertará Jalen Johnson, a sua estrela emergente, mas poderia abdicar daquele que ainda é o seu franchise player (Trae Young), do número 1 do draft do ano passado (Zaccharie Risacher) e de uma boa hipótese de terem a escolha mais alta de 2026 (via New Orleans Pelicans). Para os Bucks, há o aspeto positivo de voltarem a ter muitas picks para o futuro e ganharem espaço com o contrato de Young caso este vá para Milwaukee mas saia logo no verão, pois o seu atual contrato termina em 2026 (tem player option para 2026/27).

HOUSTON

PUB

Rockets recebem:
- Giannis Antetokounmpo
- Thanasis Antetokounmpo

Bucks recebem:

- Alperen Sengun
- Fred VanVleet
- Escolha de primeira ronda do draft de 2027

PUB

Neste cenário, os Bucks ganham um All NBA e jogador ainda com potencial em Sengun, assegurando um franchise player para o futuro. Resta saber é se os Rockets, que este ano trouxeram Kevin Durant e estão muito bem, querem desfazer-se do turco...

NEW YORK:

Knicks recebem:
- Giannis Antetokounmpo
- Jericho Sims

PUB

Bucks recebem:
- Karl-Anthony Towns
- Pacome Dadiet
- Tyler Kolek
- Escolhas de draft de 2026, 2028, 2030 e 2032

Escolhas de primeira ronda não abundam em Nova Iorque - negócio de Mikal Bridges ainda causa impacto - e o negócio, para ser justo, poderia envolver OG Anunoby ou Josh Hart, por exemplo, além de Towns, que é um All Star.

SAN ANTONIO:

PUB

Spurs recebem:
- Giannis Antetokounmpo

Bucks recebem:
- Stephon Castle
- Harrison Barnes
- Kelly Olynyk
- Jordan McLaughlin
- Escolhas de primeira ronda de 2027, 2029 e 2032

Juntar Giannis a Wembanyama? Ninguém diz que não. Para tal, os Spurs teriam presumivelmente de abdicar de Castle, melhor rookie da época passada e em franca ascensão na presente temporada, além de mais escolhas de draft - depois de já o terem feito quando trouxeram De'aaron Fox. Na relação custo/rendimento, parece um win-win para os Spurs, que passariam a ser um dos principais favoritos ao título. Para os Bucks, passariam a ter um jogador para o futuro em Castle, escolhas de draft e eventualmente trocar um veterano Harrison Barnes que tem estado muito bem.

PUB

GOLDEN STATE:

Warriors recebem:
- Giannis Antetokounmpo
- Thanasis Antetokounmpo

Bucks recebem:
- Draymond Green
- Jonathan Kuminga
- Buddy Hield
- Escolhas de primeira ronda de 2026, 2028, 2030 e 2032

PUB

Para Stephen Curry, seria a hipótese de ter uma 'Last Dance' convincente com um All NBA ao seu lado. Abdicavam de futuro devido às picks e à saída de Kuminga - que poucas vezes 'casou' com Steve Kerr - e libertavam Green, que pese ser ainda um defensor e passador de elite, por vezes dá mais problemas do que aqueles que resolve.

Por João Socorro Viegas
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de NBA Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB